adalto almeida
Edificados pelo poder da palavra de Deus, mergulhe neste manancial
Capa Textos Áudios Perfil Livro de Visitas Contato Links
Textos
Os Valentes de Davi
                        
        Estes são os nomes dos poderosos que Davi teve: Josebe-Bassebete, filho de Taquemoni, o principal dos capitães; este era Adino, o eznita, que se opusera a oitocentos, e os feriu de uma vez. E depois dele Eleazar, filho de Dodó, filho de Aoí, entre os três valentes que estavam com Davi quando provocaram os filisteus que ali se ajuntaram à peleja, e quando se retiraram os homens de Israel. Este se levantou, e feriu os filisteus, até lhe cansar a mão e ficar a mão pegada à espada; e naquele dia o Senhor efetuou um grande livramento; e o povo voltou junto dele, somente a tomar o despojo. E depois dele Samá, filho de Agé, o hararita, quando os filisteus se ajuntaram numa multidão, onde havia um pedaço de terra cheio de lentilhas, e o povo fugira de diante dos filisteus. Este, pois, se pôs no meio daquele pedaço de terra, e o defendeu, e feriu os filisteus; e o Senhor efetuou um grande livramento. (2 Sm 23:8-12)
    
       A história desses homens é muito impactante, e achei muito importante falar acerca desta passagem que é muito pregada nas igrejas. Existem várias mensagens com o tema “Os valentes de Davi” não sou o primeiro a publicar algo assim, porém cada um tem sua mensagem conforme aquilo que Deus lhe deu, e quero aqui compartilhar o que Deus colocou no meu coração.
     Ninguém se torna valente da noite para o dia, é com o passar do tempo que a pessoa vai ganhando habilidades naquilo que faz. Habilidade é a capacidade, destreza ou aptidão para realizar algo com facilidade e eficiência. Pode ser uma qualidade natural ou desenvolvida através da prática e aprendizado.
     Quando falamos sobre os valentes de Davi, estamos falando de pessoas habilidosas; homens treinados para a batalha; pessoas que sabiam usar suas ferramentas de guerra, e isto é muito importante na nossa caminhada espiritual. Nesta passagem lida é mencionado acerca de três valentes de Davi, homens que se destacaram fazendo a diferença. E é isso que quero falar aqui, sobre como eles lhe deram com algumas situações. O primeiro a ser mencionado é Josebe Bassebete, filho de Taquenoni; este feriu oitocentos homens com uma lança de uma só vez. Se fosse qualquer um outro livro falando eu não acreditaria, mas como é a palavra de Deus, eu creio porque ela é fiel e verdadeira. Ele usou o que ele tinha na mão, ele tinha muita habilidade com a lança, foi com ela que Deus deu vitória a Israel.
      O segundo homem é Eleazar, este homem é sinônimo de perseverança, a Bíblia diz que este homem se levantou e feriu os filisteus até lhe cansar a mão, a ponto de a espada ficar pegada a sua mão sem soltar, a Bíblia diz que naquele dia Deus deu grande livramento, e o povo voltou atrás dele somente para tomar o despojo, dá à entender que este homem precisou do auxílio de alguém para soltar seus dedos daquela espada; quando diz que sua mão ficou pegada sobre a mesma,  está falando de determinação, alguém que tem um propósito e de maneira nenhuma abre mão dele enquanto não tem plena certeza do seu cumprimento.
       O terceiro homem que quero aqui falar é de Sama, quando mencionamos o nome deste homem é impossível não lembrarmos dos maiores atos de fidelidade. A Bíblia diz que quando os filisteus se ajuntaram em um pedaço de terra cheia de lentilhas, Israel fugiu de diante deles, mas Sama se pôs no meio daquele pedaço de terra e os defendeu, demostrando sua fidelidade, ele ficou até o fim e Deus deu livramento a Israel. Sempre Deus vai usar aquilo que você tem em mão, ganhe habilidade com aquilo que está nas tuas mãos, pois é isso que Deus vai usar para a glória do seu nome, é aquilo que você tem nas mãos que vai ser o instrumento para glorificar o nome de Jesus.
      José tinha sonho, é isso que Deus vai usar para tornar ele governador e salvar muitas vidas da fome, inclusive sua família. Moisés tinha um cajado, Deus não poderia usar outra coisa; é por isso que Deus faz a pergunta: o que tu tens na mão Moisés?  Um cajado, foi a resposta de Moisés. Pois usa o cajado para tocar nas águas. Sansão não tinha uma arma preparada para enfrentar os filisteus, mas o que tinha em mão era uma queixada de jumento, é com essa queixada que ele mata mil, é com essa queixada que Deus vai usar suas habilidades. Israel fica paralisado diante de um gigante chamado Golias, os homens de Israel estavam fugindo da peleja; por não ter ninguém de coragem, Davi se apresenta para enfrentar o gigante; o rei ficou tão entusiasmado que pegou sua armadura e colocou sobre Davi, mas Davi não conseguiu nem sequer andar, porque a armadura de Saul era desproporcional para Davi, sem falar de que ele não tinha costume nenhum com aquele tipo de armadura. As armas dos outros não servem para você, tenha suas próprias armas; Davi vai atentar para aquilo que ele tem em mão, é com a arma que você tem que Deus vai te dá vitória.  Quando Jesus chega para Pedro ele vai olhar para aquilo que ele tem. Tem as redes Pedro? Tenho. Tem o barco? Tenho. Então vamos para o alto mar novamente, e tu Pedro vai lançar as redes. Mas Senhor passamos a noite inteira e não pegamos nada; é como se Jesus dissesse para Pedro, eu estou no barco. Sobre a tua palavra lançarei a rede. Importante você ter algo em mãos, é não fazer nada sem a presença dele. Moisés disse: se atua presença não for conosco, não nos faça subir daqui. Dorcas tinha uma agulha, é com ela que Dorcas vai trabalhar no reino, vai ajudar os necessitados, é com ela que ela vai construir um legado.
      Use aquilo que você tem em mão, muitos dizem: se eu tivesse oportunidade, se eu soubesse cantar como fulano, se eu pregasse com ousadia como o cicrano. Aprenda a usar as ferramentas que você tem.
       Os valentes de Davi eram homens improváveis que ninguém dava nada por eles; " E ajuntou-se a ele todos os que achavam em aperto, endividados, e todo homem de espírito desgostoso, e ele se tornou o líder deles; e eram com ele cerca de quatrocentos homens."(1 Sm22.2)
     Pessoas que o mundo não dava nada por eles, homens com causas perdidas, pessoas que foram frustradas na vida, desenganadas da sociedade; pessoas que foram injustiçadas, e que não tiveram oportunidades de mostrarem sua utilidade. Esses mesmos homens que foram excluídos da sociedade, são os mesmo que Davi vai dizer: eu preciso de você, você é útil para o meu exército, só precisa de um pouco de treinamento. A Bíblia diz que eles eram ligeiros como a corça sobre os montes (1 Cr 12.8). Mas um dia a Bíblia vai dizer que foram pessoas improváveis, sem prestígio algum.
      Jesus ao chamar seus discípulos reúnem homens que vai na contramão daqueles que esperavam o filho de Deus. Jesus chama pescadores, colhedores de impostos, pessoas que diante dos olhos humano não teriam nenhuma capacidade para estar ao lado do filho de Deus; são estes que Jesus escolhe para ser seus discípulos; pessoas analfabetas, homens sem cultura, que não frequentaram nenhuma faculdade; pessoas que passaram sua vida na maioria das vezes dentro de um barco, só entendiam de peixes. Mas Jesus diz: são esses que eu quero porque já sabem o que é pescar, farei de vós pescadores de homens ( Mt 4: 19).
     Deus quer usar os improváveis, aqueles que não são para confundir os que são; Paulo diz: “ Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são;” (1 Co 1:27,28)
     É você que Deus quer usar nesta última hora, são aqueles que se acham desprezíveis, Deus usa esse tipo de gente somente para mostrar que a glória é dele. Alguém vai olhar e poder dizer foi Deus, porque este não tinha capacidade nenhuma; a Bíblia não diz, mas nos mostra que ele capacita os escolhidos. “ Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus, O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica. ” (2 Co 3:5,6) Esse trecho reforça que a verdadeira capacidade vem de Deus, não de habilidades naturais. Os valentes de Davi não tinham habilidades naturais, tudo vem de Deus que preparou um exército para seu servo. É por isso que quando você lê se admira e se pergunta: como pode um homem fazer tudo isso; é porque as habilidades vêm do próprio Deus. A pergunta que faço hoje é: Você tem deixado Deus te habilitar para o seu reino? Quem tem habilidades de Deus vai poder impactar sua geração; tem pessoas perdendo tempo, porque estão olhando para os outros e esquecendo de usar o que tem em mãos; deixa Deus te habilitar para o seu reino. Deus transforma improváveis em pessoas valentes, eles eram conhecidos como pessoas imprestáveis sem valor algum, mas ficaram conhecidos como “Os Valentes de Davi. ”
       Deus quer transformar vidas, mudar histórias de pessoas; tirar de um patamar de baixeza e colocar em uma posição de destaque; aqueles homens se destacaram não por conta de um poder aquisitivo, mas pela bravura de um soldado preparado para a batalha; eles não se embaraçavam mediante a um obstáculo, Paulo disse: “ Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra.” (2 Tm 2:4) Aqueles homens queriam agradar aquele que lhe alistou. “ E teve Davi desejo, e disse: Quem me dera beber da água da cisterna de Belém, que está junto à porta! Então aqueles três poderosos romperam pelo arraial dos filisteus, e tiraram água da cisterna de Belém, que está junto à porta, e a tomaram, e a trouxeram a Davi; porém ele não a quis beber, mas derramou-a perante o Senhor. E disse: Guarda-me, ó Senhor, de que tal faça; beberia eu o sangue dos homens que foram com risco da sua vida? De maneira que não a quis beber; isto fizeram aqueles três poderosos.” (2 Sm 23:15-17) Da mesma forma que estes três homens valentes procuraram agradar Davi. Busque agradar aquele que lhe alistou para batalha, proclamem, anuncia acerca do Deus que você serve; use as habilidades que ele tem te dado.
Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 17/08/2025
Alterado em 17/08/2025
Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários