adalto almeida
Edificados pelo poder da palavra de Deus, mergulhe neste manancial
Capa Textos Áudios Perfil Livro de Visitas Contato Links
Textos
Um Deus que faz a diferença
              “E eles serão meus, diz o Senhor dos exércitos; naquele dia serão para mim joias; poupá-los-ei, como um homem poupa a seu filho, que serve. Então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não serve.( Ml 3: 17-18)



            Em toda a história da humanidade, veremos por meio da Bíblia sagrada, um Deus manifestando e agindo em prol do seu povo, e fazendo justiça no meio daqueles que lhe rejeitam.

          No livro de Gênesis, vemos Deus falando com um homem chamado Noé, as seguintes palavras: "E disse o SENHOR: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito." (Gn 6:7) A Bíblia diz que Noé era um homem justo e que temia ao Deus dos céus, homem reto e que andava com Deus. O projeto de Deus para a salvação do homem, era que Noé construísse uma arca para salvar ele e sua família; pois Noé era visto por Deus e tinha a mão do Senhor sobre ele; e a Bíblia mostra que Deus fez uma distinção entre Noé e os que naquela época povoava a terra. Após o cumprimento daquele trabalho, depois de Noé ter concluído toda a arca, Deus mandou seu servo entrar dentro da mesma, junto com sua esposa, seus filhos e suas noras; porque Deus iria fazer chover sobre a face da terra. Para o homem desta época era algo impossível, porque não se ouvia falar em chuva; mas a Bíblia diz que depois de sete dias que Noé havia entrado naquela arca, as águas começaram a cair sobre a terra; "E aconteceu que passados sete dias, vieram sobre a terra as águas do dilúvio." (Gn 7:10)  as águas inundaram toda a terra, porque eram águas que caía do céu, e eram águas que saía de debaixo da terra; "No ano seiscentos da vida de Noé, no mês segundo, aos dezessete dias do mês, naquele mesmo dia se romperam todas as fontes do grande abismo, e as janelas dos céus se abriram," (Gn 7:11) houve um encontro de águas do céu com as águas de debaixo da terra, isso não era porque Deus queria manifestar o sobrenatural, e mostrar para o povo os seus sinais; isso era Deus fazendo a diferença, entre o que serve a Deus e o que não serve a Deus; era Deus agindo e fazendo a diferença no meio de uma terra totalmente corrompida.  No capítulo dezenove  de gênesis, no versículo vinte e quatro; diz a Bíblia: "Então o SENHOR fez chover enxofre e fogo, do SENHOR desde os céus, sobre Sodoma e Gomorra;" (Gn 19:24)  mas uma vez a ação de Deus estava sendo manifestada, o juízo de Deus intervém no meio daquelas duas cidades,  corrompida pela maldade e pela concupiscência da carne; mas o justo Ló com sua família foram poupados daquela tragédia, exceto sua mulher que não perseverou ao sair de lá; mas uma vez Deus estava fazendo a diferença,  entre o que serve a Deus e o que não serve. No livro do êxodo, seu povo estava sendo escravizado por Faraó, e Deus levanta um homem chamado Moisés, para mais uma vez Ele fazer a diferença, com sinais e prodígios, Deus executa seu plano mirabolante para libertar Israel das mãos de Faraó; isso é Deus agindo, é Deus fazendo a diferença.  

     Jesus diz que assim como nos dias de Noé. "E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem." (Mt 24:37) Jesus está falando que neste dia, a diferença vai ser feita outra vez; os de Cristo serão poupados do juízo que há de vim; vai ser separado uns para direita e outros para a esquerda.  A diferença entre o justo e o ímpio é muito grande, no salmo primeiro é dito que a maneira de uma pessoa que serve a Deus; "BEM-AVENTURADO o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará." (Sl 1:1-3) Assim o salmista mostra as qualidades de uma pessoa que serve o Senhor, são estas qualidades que agrada o Deus todo poderoso; é isso que faz com que Ele faça esta distinção entre o justo e o ímpio, porque o justo lhe é agradável com sua maneira de viver; mas o ímpio aborrece, e a Bíblia diz: "O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável." (Pv 28:9) Mais uma vez esta diferença será feita, na carta de Paulo aos tessalonicenses, a Bíblia diz:   Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele. Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: Que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. (1 Ts 4:14-17 ) Nessa passagem vemos Deus cuidando dos seus, como um pai cuida de seus filhos, é Deus fazendo a diferença; Deus não rejeita ninguém, a palavra diz que o desejo de Deus é que, todo homem chegue ao pleno conhecimento da verdade, justamente para que o homem se perca, e que todos possam conhecer a graça salvífica; porque ele quer fazer a diferença entre o que serve a Deus e o que não serve. Se fôssemos falar de passagens bíblicas acerca de Deus fazendo a diferença não nos faltariam versículos; mas finalizo aqui dizendo que Deus não faz acepção de pessoas, porém ele faz distinção entre o que lhe serve e o que não lhe serve. Amém, louvado seja o nome do Senhor para todo o sempre.  

  

            
Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 02/05/2025
Comentários