adalto almeida
Edificados pelo poder da palavra de Deus, mergulhe neste manancial
Capa Textos Áudios Perfil Livro de Visitas Contato Links
Textos
Carregado por quatro, mas próximo de Jesus .
E alguns dias depois entrou outra vez em Cafarnaum, e soube-se que estava em casa. E logo se ajuntaram tantos, que nem ainda nos lugares junto à porta cabiam; e anunciava-lhes a palavra. E vieram ter com ele conduzindo um paralítico, trazido por quatro.
E, não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o telhado onde estava, e, fazendo um buraco, baixaram o leito em que jazia o paralítico.
E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, perdoados estão os teus pecados.(Mc 1-5)

      Muitos milagres aconteceram no ministério de nosso Senhor Jesus Cristo, e uma das coisas que podemos observar, é que, não existiu um método específico para que eles viessem acontecer; foram de várias maneiras. Jesus tocou em alguns, outros tocaram em Jesus; alguns precisaram ir até Jesus , outros foram curados à distância; alguns tiveram fé para ser curados, outros precisou apenas da ordem dada por Jesus; alguns puderam ir de encontro a Jesus, outros foi o próprio Jesus que foi até essa pessoa; e teve também aquele que nem podia ir até Jesus e nem Jesus foi até essa pessoa, mas nesse caso teve pessoas que levaram aquele que estava inválido até  Jesus.  
      Mais uma vez quero trazer uma palavra acerca desse milagre. O mesmo aconteceu em Cafarnaum,  Jesus estava em casa e com ele uma grande multidão; isto era muito comum acontecer, pois onde Jesus estava se aglomeravam grande multidão de pessoas.
      E este milagre para ser realizado teve suas dificuldades, o mesmo não aconteceu por acontecer, muitos foram os obstáculos que impedia a realização deste acontecimento. E um dos primeiros pontos a ser observado é que, essa pessoa não podia chegar até Jesus, não tinha possibilidade de locomoção, este precisava de alguém que viesse se compadecer dele; era preciso uma intercessão por parte de alguém. Quatro amigos foram um instrumento de transporte, para aproximar aquele homem de Jesus; eles foram um canal de bênção na vida daquele paralítico, para que o mesmo viesse receber seu milagre.  Outro ponto a ser observado  é a multidão. Pois foi a multidão o maior empecilho para que aquele homem se aproximasse de Jesus. A Bíblia diz que era tanta gente que não cabia nem nos lugares junto à porta, a multidão era um dos maiores obstáculo para que este homem tivesse um encontro com Jesus. Os amigos deste homem já tinha observado todas as formas de como chegar até Jesus, e todas as maneiras foram sem resultados; já foi dito por alguns que possivelmente estes homens não seriam amigos dele, para mim se não são amigos,  não sei o que são então, porque, quem se compadecerá de alguém desta forma se não tiver tamanho apreço por ele; por isso digo que estes são mais que amigos.
"Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão." (Pv 17:17)
      No meio das dificuldades da vida, surge a esperança para aquele homem ter o privilégio de ter uma vida normal como qualquer outra pessoa; mas é aqui também que nasce os obstáculos, as barreiras que impedem de se aproximar de quem pode lhe curar; mediante as esperanças vêm também todos os pontos negativos, o bloqueio por parte da multidão; chegar até lá onde está Jesus, seria praticamente impossível; é nessa hora que surge pessoas que se compadece dele, pessoas que estão dispostas a enfrentar obstáculos, à romper todos os empecilhos para trazer a felicidade, para colocar um sorriso no rosto daquele homem. Possivelmente, este homem tinha tudo para viver amargurado; pois para tudo que necessitava fazer dependia de alguém, até mesmo para suas necessidades íntimas alguém tinha que o ajudar; então tudo que ele queria era ser curado, mas surge aí um grande problema, mesmo sabendo que Jesus poderia lhe curar, o que fazer quando não se pode ir até o local desejado? É nessa hora que diante das maiores dificuldades,  Deus nos manda intercessores, pessoas que mesmo quando não temos forças para combater o problema, elas vão estar do nosso lado nos ajudando a combater o problema; ali com certeza os quatro entraram em um acordo para levá-lo  até Jesus. E o Senhor se agrada desse tipo de atitude. Não é atoa que o texto diz: E Jesus vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, perdoados estão os teus pecados. Jesus age de forma profunda primeiro cuidando da alma, salvando da condenação, para depois curar seu corpo físico.
     Aqueles homens tiveram uma ótima ideia de levar seu amigo aos pés de Jesus, só que não foi simples assim, com certeza em seus pensamentos,  eles não esperavam encontrar tanta gente,  a ponto de não poder se aproximar de Jesus; segundo o que podemos analisar no que diz o texto, o obstáculo encontrado é motivo de desistência, pois havia uma grande barreira, não tinha como eles chegarem lá; pois era difícil para uma pessoa passar, imagine quatro ainda carregando uma maca com uma pessoa; eles poderiam dizer vamos voltar outra hora, ou outro dia; mas não foi isso que aconteceu. Aqueles homens estavam dispostos a enfrentarem  todas as dificuldades possíveis para garantirem  a vitória daquele homem, pois olharam para todas as formas cabíveis de se aproximarem de Jesus, e não obtiveram nenhum resultado; mesmo assim não desistiram, é nessa hora que surge a ideia do telhado; não era simplesmente conseguir chegar até o topo, era preciso abrir um buraco, era preciso tirar todo restolho, até porque esse telhado não é como o nosso de hoje; e depois de tudo feito precisaria agora do trabalho de unidade, a união dos quatro em um só pensamento. Para não derrubar o paralítico, era preciso que todos estivessem de comum acordo tudo, para não entortar a maca, e todos descessem em um só tempo. Por meio desses quatro homens ele recebeu sua cura e o melhor, teve seus pecados perdoados; se não fossem esses quatro homens, ele permaneceria do mesmo jeito, pois os mesmos não olharam para as dificuldades, mas o levaram para junto de Jesus. E aqui deixo uma pergunta. Com quem você está caminhando? Com pessoas que te ajuda a ir para perto de Jesus, ou com pessoas como a multidão que procura te afastar de Cristo. Por mais que você tenta se aproximar de Jesus elas vão está na frente impedindo que você chegue até ele; aquele paralítico teve um bom resultado, porque foi conduzido por pessoas que queriam o seu bem, pessoas que lhe aproximaram de Jesus. Amigo não é aquele que te convida para as baladas, para as bebedeiras; para as noitadas, para os encontros noturnos, mas sim aqueles que te convidam para aquele que pode perdoar teus pecados, para onde está aquele que pode tanto abençoar tua vida espiritual como física. "O que anda com os sábios ficará sábio, mas o companheiro dos tolos será destruído." (Pv 13:20)
Para finalizar a Bíblia diz: "Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes." (1 Co 15:33)
Que Deus abençoe a todos em nome de Jesus .

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 02/03/2025
Comentários