Põe-te em pé e falarei contigo.
"E DISSE-ME: Filho do homem, põe-te em pé, e falarei contigo." (Ez 2:1)
Deus nos dá o privilégio de mais uma vez sermos abençoados por sua palavra.
Esta palavra foi dirigida ao profeta Ezequiel no início de seu ministério. O profeta estava exilado e com ele muitos judeus foram levados cativos. Ezequiel era da ordem dos sacerdotes, e sendo ele um sacerdote foi impedido de exercer sua função na Babilônia; a expressão que podemos extrair desse texto de Ezequiel, é de alguém que está frustrado; alguém que parou no tempo, vendo todos os seus projetos paralisados; não somente Ezequiel, mas também muitos judeus estavam com o mesmo sentimento. Este sentimento era de desprezo, de alguém que não tinha força para se levantar, alguém que parou de viver, eles estavam vivendo uma total nostalgia; vivendo em profunda melancolia, essa demonstração é registrada no salmo cento e trinta e sete que diz: "JUNTO dos rios de Babilônia, ali nos assentamos e choramos, quando nos lembramos de Sião. Sobre os salgueiros que há no meio dela, penduramos as nossas harpas. Pois lá aqueles que nos levaram cativos nos pediam uma canção; e os que nos destruíram, que os alegrássemos, dizendo: Cantai-nos uma das canções de Sião. Como cantaremos a canção do SENHOR em terra estranha?" (Sl 137:1-4) Ezequiel estava neste cenário e é aqui que Deus resolve falar com ele. No capítulo um a Bíblia diz que veio a palavra do Senhor a Ezequiel, e ali é apresentado algumas visões para ele, mas é no capítulo dois que vemos Deus direcionando sua palavra dizendo: “Põe-te em pé filho do homem que falarei contigo”
O profeta não estava assentado em um certo local, e Deus queria que ele se levantasse da cadeira para ouvir a voz de Deus; não, a palavra veio para ele justamente para que tomasse uma posição espiritual, Deus não trata com alguém que está caído, primeiro ele levanta para depois vocacionar.
Quando Deus diz levanta na maioria das vezes, ele está dizendo: te coloca na posição porque eu vou falar. Quando lemos no capítulo vinte e um de Gênesis, a Bíblia fala de Agar que foi despedida por Abraão junto com seu filho Ismael; e diz que ela andou errante pelo deserto, deserto não é lugar de andar errante, é lugar de tomar uma posição, porque no deserto tudo é de difícil; e a Bíblia diz que ela colocou o menino debaixo de uma árvore, e foi a distância de um tiro de flecha para não ver o menino morrer e foi chorar; mas quando Deus ouviu o choro da criança, o anjo de Deus bradou dizendo para Ágar, o que tens? E é nesta hora que ele diz: Não temas. Ergue -te, levanta o moço porque farei dele uma grande nação. Primeiramente é mandado ela se levantar, porque quem está no chão não pode levantar quem está caído, primeiro ela toma a posição para poder levantar o menino. Em Josué no capítulo primeiro e versículo dois diz o Senhor: "Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel." (Js 1:2) Sempre que Deus vai falar com alguém para lhe dá a incumbência de uma missão, ele diz: levanta-te, ergue -te; para o profeta Jonas Deus disse: "Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até à minha presença." (Jn 1:2) É tão importante esse levantar de Deus, que ele fortalece sua ordem ao profeta no capítulo três, aquilo que ele falou no capítulo primeiro, que foi falado antes de ser engolido pela baleia; "Levanta-te, e vai à grande cidade de Nínive, e prega contra ela a mensagem que eu te digo." (Jn 3:2)
Deus chamou Ezequiel para o ministério profético quando ele não podia exercer o ministério sacerdotal, a Babilônia pode até freiar o ministério de um sacerdote, mas não tem poder contra a profecia dada por Deus,porque é palavra do próprio Deus. O Deus que chama ele capacita e envia o seu Espírito para executar a ordem. "Então entrou em mim o Espírito, quando ele falava comigo, e me pôs em pé, e ouvi o que me falava." (Ez 2:2) O homem por si próprio não pode se levantar, é o Espírito de Deus que coloca de pé; você por si próprio não tem capacidade de evangelizar, ganhar almas, e atrás dos perdidos; é o Espírito de Deus na tua vida. Jonas foi parar no fundo do abismo, mas Deus o trouxe de volta e disse novamente para o profeta, levanta-te; há uma ordem para ser cumprida. Quando Jesus falou no evangelho escrito por Marcos o seu ide, ele não estava dando uma sugestão; ele estava dando uma ordem. Ele estava dizendo: o ide não se faz de qualquer maneira é preciso tomar uma posição, é por isso que não é visto por aí muitos fazendo o íde; é preciso tomar uma posição espiritual. Te coloca na posição, é o Espírito que vai te levantar, Em apocalipse depois que João escreve às sete cartas às sete igrejas da Ásia, no capítulo quatro diz: "DEPOIS destas coisas, olhei, e eis que estava uma porta aberta no céu; e a primeira voz que, como de trombeta, ouvira falar comigo, disse: Sobe aqui, e mostrar-te-ei as coisas que depois destas devem acontecer. E logo fui arrebatado no Espírito, e eis que um trono estava posto no céu, e um assentado sobre o trono." (Ap 4:1-2) É o Espírito de Deus que faz tudo isso, se nos colocarmos na posição ele executa em nós a ordem de Deus. Que Deus abençoe sua obra, e que homens e mulheres de Deus sejam levantados para fazer sua obra, tem muitos como os exilados, pendurando sua harpa nos salgueiros da Babilônia. O segredo é se colocar na posição para poder ouvir o falar de Deus.
Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 21/01/2025