Zaqueu, adiante da multidão.
"E, TENDO Jesus entrado em Jericó, ia passando. E eis que havia ali um homem chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos, e era rico. E procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura." (Lc 19:1-3)
Uma palavra para edificação da nossa vida. Pois o texto nos revela algo muito importante para nossa caminhada espiritual.
A Bíblia fala deste homem, que era muito rejeitado pela sociedade por conta do trabalho que exercia; sendo ele chefe dos publicanos, não era aceito pela população que o conhecia devido a função que o mesmo ocupava. Os publicanos eram cobradores de impostos, e na maioria das vezes de forma ilegal, pois tiravam das pessoas muitas das vezes de forma injusta. E segundo a Bíblia nos diz que Jesus ao entrar em Jericó ia passando, e uma das coisas mais comum era Jesus ser seguido por uma grande multidão; por onde passava ele chamava a atenção das pessoas, pelos milagres que fazia, pela providência de Jesus concernente aos necessitados, pela palavra de autoridade, pela libertação dos cativos; tudo isso fazia com que se aglomerasse diante dele uma grande quantidade de pessoas formando uma multidão.
Essa multidão que estava diante de Jesus, exceto os discípulos, sempre buscava algo que lhe pudesse ser útil; alguns queriam uma cura, outros uma libertação para um familiar, até mesmo suprir suas necessidades alimentar, o próprio Jesus chegou a repreender alguns; "Jesus respondeu-lhes, e disse: Na verdade, na verdade vos digo que me buscais, não pelos sinais que vistes, mas porque comestes do pão e vos saciastes. Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; porque a este o Pai, Deus, o selou. (Jo 6:26-27) Então muitos dos que estavam entre a multidão, tinham seus motivos pessoais para irem atrás de Jesus.
Zaqueu foi uma pessoa que se interessou em conhecer Jesus, mas o mesmo tinha como obstáculo a multidão; a multidão na Bíblia na maioria das vezes é mostrada como sinônimo de obstáculo, de impedimento; esta multidão em várias passagens bíblicas impedia as pessoas de se chegarem à Jesus. No evangelho de Marcos no capítulo dez a partir do versículo quarenta e seis, o texto fala do cego Bartimeu que foi impedido de chegar até Jesus por causa da multidão, as pessoas que lhe repreendiam, pediam para que ele desistisse e não se aproximasse de Jesus, pois o texto de diz que eles lhes repreendiam para que se calasse. A multidão no contexto em que estamos falando não quer que Jesus lhe escute, sempre vai querer atrapalhar; a mulher do fluxo de sangue também tinha como obstáculo a multidão, pois a mesma teve uma grande luta para conseguir se aproximar de Jesus; a dificuldade era tão grande que ela disse: se eu ao menos tocar na orla do seu vestido serei curada, os impedimentos não foram suficiente para lhe parar, mas sim para aumentar ainda mais sua fé. No capítulo dois do evangelho de Marcos fala do paralítico que foi carregado por quatro e descido pelo telhado, ainda bem que ele tinha quatro pessoas em seu favor, ainda bem que ele tinha pessoas dispostas a lhe ajudar a se aproximar de Jesus; e fica uma pergunta: Qual o tipo de pessoa que você está andando? Com as que podem te levar até Jesus, ou com as que te distanciam de Jesus? Responda para você mesmo.
Zaqueu teve uma grande dificuldade de se aproximar de Jesus, porque a multidão lhe impedia de ver Jesus, pois a Bíblia diz que ele era de pequena estatura; muitos não conseguem se aproximar de Jesus porque anda com a multidão. Zaqueu não ficou entre a multidão, não andou com a multidão, mas ele avançou, a Bíblia diz que ele passou na frente; muitas das vezes para passar adiante é preciso correr, significa força de vontade de avançar, a Bíblia é clara em dizer: e correndo Zaqueu passou adiante. Ele não ficou entre a multidão, diferente dos que estavam alí, Zaqueu não buscava uma benção financeira; a Bíblia diz que ele era rico, ele não precisava de uma cura, o que ele tinha supria todas as suas necessidades físicas; o que ele buscava não estava relacionado com as necessidades físicas, mas espiritual, ao contrário da multidão que estava atrás de Jesus, cada um queria suprir suas necessidades físicas, Zaqueu buscava para sua alma; as pessoas estavam sufocando Jesus com seus desejos carnais, Zaqueu busca conhecê-lo; ele queria ver Jesus, saber quem é este homem. Para que isso acontecesse ele precisava passar adiante da multidão, muitos não conseguem porque ficam entre a multidão e não consegue romper; Jesus chegou ao pé de uma figueira onde estava Zaqueu e disse: Zaqueu desce depressa porque me convém pousar em tua casa. A Bíblia diz que ele desceu jubilando, era tudo que ele queria, a presença de Jesus na sua casa; na casa de Zaqueu foi uma noite de comunhão e muita intimidade, Zaqueu falou tudo para Jesus o que ele precisava falar; contou os seus problemas, todas as suas dificuldades, e com arrependimento ele diz quero dar metade dos meus bens aos pobres, e se estiver defraldado alguém quero restituir quatro vezes mais. A palavra que Jesus disse para Zaqueu, ele não falou a nenhum dos que estavam na multidão. Houve salvação nesta casa, significa que no meio de uma multidão não tinha ninguém com os mesmos pensamentos que os pensamentos de Zaqueu; pensamentos sinceros e verdadeiros, alguém que estava buscando algo que Jesus não encontrou no meio de uma multidão de pessoas, enquanto as outras estavam com um interesse terreno, Zaqueu estava com um interesse espiritual, pensamentos do céu, queria conhecer Jesus. Termino dizendo: bem aventurados são aqueles que conseguem passar adiante da multidão somente para conhecer Jesus, pois muitos estão se embaraçando com a multidão; esta multidão está em vários lugares, na maioria das vezes bem pertinho de você; como eu falei, nesse contexto a multidão é tudo aquilo que te atrapalha de aproximar de Jesus; pode ser às redes sociais, as amizades indesejáveis, tudo o que bloqueia você de receber Jesus em sua casa. Amém, Deus abençoe à todos.
Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 29/12/2024
Alterado em 30/12/2024