adalto almeida
Edificados pelo poder da palavra de Deus, mergulhe neste manancial
Capa Textos Áudios Perfil Livro de Visitas Contato Links
Textos
O poder transformador do evangelho.
"Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." (2 Co 5:17)

      Primeiramente, antes de falar acerca do poder transformador do evangelho, é necessário entendermos o contexto deste versículo.
      Paulo está falando de uma experiência vivida, a mesma foi algo tão maravilhoso, que Paulo vai falar de forma simplificada para termos noção do que ele está querendo nos transmitir. O versículo quatorze diz: "Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram." (2 Co 5:14)  Paulo primeiramente fala acerca da obra de Cristo na cruz, como sendo ela o principal fator para nos entregarmos à Jesus. Tudo que aconteceu ali não foi simplesmente alguém querendo ser conhecido no mundo dos homens; independentemente de muitos não terem crido naquele sacrifício, Deus estava elaborando o seu plano de salvação para todo aquele que nele cresse fosse salvo. E todo aquele que olha para aquele sacrifício com os olhos da fé, são constrangidos por este tão grande amor. É por isso que Paulo diz que o amor de Cristo nos constrange. Somos levados a olhar para nossa miséria! Quem somos nós no mundo dos homens? Pessoas que falharam, pecadores sujeito a morte eterna, alguém sem prestígio e sem valor; quando nascemos já recebemos o salário do pecado que é a morte, mas Deus com o seu imensurável amor não permitiu, que tivéssemos um fim trágico sem ter uma oportunidade de conhecer a sua tão gloriosa salvação; dentro da nossa insignificância, conhecemos o tão lindo e maravilhoso plano de Deus. E nos perguntamos, o que nos faz ser constrangidos pelo amor de Cristo? A resposta é óbvia, quando temos consciência de olhar quem somos nós, e quem estava morrendo naquela cruz; como já foi falado; somos seres insignificantes, enquanto na cruz morrendo por nós,  alguém que tem a maior realeza, abrindo mão dos seus direitos de rei da glória, para assumir o pior estado de miséria já visto; ele tomou para si o que de fato era para nós, ele levou toda culpa da condenação, para nos livrar de passarmos por ela. É nisso que Paulo diz que somos constrangidos. Ele faz nós observarmos de forma profunda o real sentido daquele sacrifício. Alguém que nunca pecou, experimentou na cruz tendo sobre os seus ombros toda a carga do pecado, mesmo ele sendo Deus; somente para nos proporcionar uma vida de gozo e paz eterna.
       Quando nós olhamos desta forma nos entregamos para ele, é nesse contexto que Paulo está falando que somos nova criatura; pessoas que foram mudadas pelo próprio Deus."E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação; Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação." (2 Co 5:18,19)
      Paulo está dizendo que de fato esta transformação acontece quando, verdadeiramente Cristo está dentro de nós e não simplesmente a história; quando ele está dentro de nós, deixamos o próprio Jesus trabalhar na nossa vida, é ele que muda a nossa forma de viver; quando somos constrangidos por esse amor, não aceitamos mais viver da mesma forma que vivíamos, e quando nutrimos este pensamento, o resultado é ser uma nova criatura em Cristo Jesus.
      Muitos têm conhecido a história de Cristo, e alguns acham muito bonita, mas não passa disso; porque conhece apenas a história, mas quando temos um verdadeiro encontro com o dono da história, as coisas mudam; Paulo estava falando de uma experiência própria, porque o Jesus que ele viu no caminho de Damasco, não ficou apena nos seus olhos físico; o mesmo tomou parte no seu coração e fez nele morada. Quando Jesus faz em nós morada a tendência é termos uma vida nova, a vida velha ficou para trás e nada do que vivíamos antes faz sentido para nós senão viver para Cristo; Paulo diz que as coisas velhas se passaram, eis que tudo se fez novo. "Assim que daqui por diante a ninguém conhecemos segundo a carne, e, ainda que também tenhamos conhecido Cristo segundo a carne, contudo agora já não o conhecemos deste modo." (2 Co 5:16)  Paulo está dizendo que não conhece Jesus por conta de uma história passada, apenas segundo a carne, mas o Jesus espiritual, aquele que estava habitando nele agora; conhecer Cristo segundo a carne nos leva a ser religiosos, mas conhecer Jesus de forma espiritual nos leva a ter uma vida transformada. Ser uma nova criatura em Cristo não é simplesmente ir para a igreja, participar dos eventos da mesma, mas é viver em novidade de vida; é ter a mente de Cristo. "Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou." (1 Jo 2:6)
      Uma pessoa em Cristo Jesus não é meramente uma pessoa religiosa, é alguém que não anda segundo o curso deste mundo; "E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." (Rm 12:2)  O mesmo é guiado pelo Espirito Santo de Deus. "Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus." (Rm 8:14)  Ele recebe Deus como pai, e passa a ser chamado filho de Deus. "E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade," (Ef 1:5)  
      Se fosse continuar falando dos benefícios daquele que se torna uma nova criatura, ficaria horas e horas falando acerca das grandezas do reino; porque muitos são os seus benefícios. Temos lutas e dificuldades, que são coisas que estamos sujeitos a passar; mas ele está conosco em todos os momentos para nos ajudar à vencer. “ e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém." (Mt 28:20b)  Que Deus abençoe você que meditou nesta mensagem, o que Deus tem para seus filhos é muito grande.
Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 19/09/2024
Alterado em 21/09/2024
Comentários