adalto almeida
Edificados pelo poder da palavra de Deus, mergulhe neste manancial
Capa Textos Áudios Perfil Livro de Visitas Contato Links
Textos
Qual a posição que nos encontramos diante de Deus? (Lc 23.33).
"E, quando chegaram ao lugar chamado a Caveira, ali o crucificaram, e aos malfeitores, um à direita e outro à esquerda." (Lc 23:33)

       Este é o cenário que mais nos faz recordar acerca do que aconteceu ali no calvário. É a primeira imagem que vêm na nossa mente, é como se pudéssemos ver como um filme diante dos nossos olhos; tudo que ali aconteceu.                                      É comum atentarmos para esta passagem e ver que havia um malfeitor do lado direito de Jesus, e outro do lado esquerdo. Isso mostra que não estavam os dois somente de um lado, mas sim que Jesus estava no meio; mas também há um simbolismo. De um lado de Jesus estarão os que se arrependeram de seus atos e receberam o perdão dos seus pecados, porém do outro estarão os que irão para a condenação eterna; "Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;" (Mt 25:34) esta passagem mostra que na glória haverá uma separação para os que servem a Deus, e que entrarão para a vida eterna; mas pelo o outro lado estarão os que não aceitaram a salvação para sua vida; "Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;" (Mt 25:41)
       Estas passagens mostram a posição dos salvos em Cristo e os não salvos, haverá uma posição geográfica na hora da separação, e isto não podemos negar; e aqui na terra também há uma posição, não se trata de uma posição geográfica, mas a posição de redimidos por Cristo. Olhando para os evangelho sinóticos como para o evangelho de João, vemos que os quatro falam acerca destes homens que foram crucificados ao lado de Jesus. Lucas destaca que estes homens eram malfeitores e que foram crucificados um à direita e o outro à esquerda; mas não revela quem estava de que lado, como podemos ver no versículo inicial. Mateus diz: "E foram crucificados com ele dois salteadores, um à direita, e outro à esquerda." (Mt 27:38) Marcos também fala a mesma coisa. "E crucificaram com ele dois salteadores, um à sua direita, e outro à esquerda." (Mc 15:27) Já João fala um pouco diferente, mas também um de cada lado; "Onde o crucificaram, e com ele outros dois, um de cada lado, e Jesus no meio." (Jo 19:18)
      Então, o que podemos constatar é que a posição geográfica não faz muito sentido para eles, mas uma coisa é muito importante para nós analisarmos; é a posição em que se encontravam no âmbito espiritual. Um deles estava arrependido de seus atos e se voltou para Jesus, pedindo o perdão de seus pecados, pois o mesmo está arrependido de tudo que fez quando declara: "Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação? E nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos mereciam; mas este nenhum mal fez." (Lc 23:40-41) É um gesto de alguém que quer pagar pelos seus erros, tanto que ele não pede nada para esta vida, pois sabia que suas obras eram más, e que não havia nada nele que pudesse justificar seus erros. Enquanto o outro busca sua soltura para dar continuidade a sua vida de pecado.
"E um dos malfeitores que estavam pendurados blasfemava dele, dizendo: Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo, e a nós." (Lc 23:39) Pois este busca uma vida terrena, seu prazer era receber sua liberdade,  mas o outro não tem prazer nesta vida tanto que sua fala nos mostra que ele não estava preocupado com a morte.
"E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino." (Lc 23:42)  Este estava preocupado era para onde ele iria, onde passará sua eternidade; pois este sabia que tudo quanto tinha feito lhe condenava, ele reconhece seus erros dizendo: nós estamos aqui porque nós merecemos. Quando pede para Jesus lembrar dele, o mesmo está dizendo: será que há um cantinho para mim no céu, é possível que eu possa entrar no teu reino sendo desprezível e inútil nesta vida? A resposta que ele recebeu poderia ter sido a que ele não esperava. "E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso." (Lc 23:43). A salvação de Cristo na vida de alguém quando está verdadeiramente arrependido é rápida e instantânea. Este homem estava naquele momento recebendo a justificação de seus pecados; "Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus." (Rm 3:24)  Jesus estava tornando ele amigo de Deus, pois o mesmo estava se reconciliando com o Senhor; "Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação." (2 Co 5:19)
      Observando essas passagens bíblicas, concluímos que não é a posição neste mundo que nos coloca em um bom lugar na eternidade; mas sim a escolha que nós fazemos. A própria Bíblia manda nós escolhermos o caminho certo.  "Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência," (Dt 30:19)  E este caminho só encontramos em Jesus. "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho,  a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." (Jo 14:6)  Jesus está dizendo que a única forma do homem se chegar a Deus é por meio dele, e aquele homem da cruz estava reconhecendo isto; não era sua posição geográfica, não era seu status social, não era o que ele tinha, não era  seu conhecimento, nem uma posição de destaque; porque os dois homens na cruz estavam ambos na mesma posição. "Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;" (Rm 3:23) esta era a posição dos dois, de pecadores que necessitava do perdão de Jesus para ter a salvação, os dois se encontravam no mesmo patamar; o que diferencia um do outro é que, um se arrependeu e o outro rejeitou a oportunidade para perdão dos seus pecados. E este que se entregou para Jesus nos últimos momentos de sua vida, sua posição não é mais a mesma; pois a palavra diz: "E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;" (Ef 2:6)  esta é a posição do salvo em Cristo Jesus. Agora ele é um homem reconciliado com Deus, livre de toda condenação; "Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida." (Rm 5:10)  Toda culpa estava sendo removida, aquele homem não estava devendo mais nada, porque Cristo estava pagando o preço, e estava sendo livre de toda condenação; "PORTANTO, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito." (Rm 8:1)  Segundo o profeta Isaías, ele estava assumindo a  culpa de toda a humanidade; "Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados." (Is 53:4-5) Ele estava apagando as nossas transgressões, pagando a dívida que nós jamais conseguiria pagar;
"Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo." (Cl 2:14-15)
No momento em que Jesus disse: estarás comigo no paraíso, Ele estava dizendo: eu pago a tua culpa e você já não deve mais nada, Ele não precisou dar dinheiro porque o elemento usado era muito mais precioso do que as coisas corruptíveis deste mundo; "Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado," (1 Pe 1:18-19)
       Jesus estava justificando o homem, do seu pecado diante de Deus, cabe a mim, cabe a você reconhecer que precisa; assim como reconheceu aquele homem, não havia sobre ele nada que pudesse agradar a Deus,  porque todas suas obras eram más, e o mesmo não teria nenhum mérito, nada que pudesse mudar a sua trajetória; mas ele estava diante de Jesus, aquele que podia mudar o destino que lhe estava proposto; o único que poderia livrar daquela condenação. Ele estava em uma posição de condenado, preste a ir para o inferno; mas Jesus estava ali no momento de angústia e de dor.  No momento em que ele conversa com Jesus arrependido de seus pecados, é como se Jesus estivesse dizendo para ele: Eu estou absorvendo a tua culpa, para quê para você vai, não tenha mais dor; tudo para te dar o melhor na eternidade. É assim que Ele faz, nos coloca na  posição de salvo; basta somente crê no seu nome como fez aquele homem. O mesmo foi para o céu para junto de Deus, isso mostra a graça e a misericórdia de nosso Senhor. Jesus não perguntou qual era o seu pecado, porque estava naquela situação; simplesmente disse: hoje estarás comigo no paraíso. Foi o suficiente para garantir a salvação para aquele homem,  que estava sujeito a condenação eterna; Jesus nos seus últimos suspiros traz a salvação e livra aquela alma do fogo do inferno. Só precisamos nos colocar na posição, a Bíblia não relata qual a posição geograficamente falando em que se encontrava aquele homem, qual era o lado que ele estava; os evangelistas  não acharam que era importante descrever acerca disto, mas era importante demonstrar a posição em que se encontra uma pessoa arrependida; e a posição é de uma pessoa salva com Cristo no paraíso. Amém, Deus abençoe.
Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 04/08/2024
Comentários