Vencendo uma batalha sem ter que guerrear.
"E disse aquele homem a Eli: Eu sou o que venho da batalha; porque eu fugi hoje da batalha. E disse ele: Que coisa sucedeu, filho meu? Então respondeu o que trazia as notícias, e disse: Israel fugiu de diante dos filisteus, e houve também grande matança entre o povo; e, além disso, também teus dois filhos, Hofni e Finéias, morreram, e a arca de Deus foi tomada. E sucedeu que, fazendo ele menção da arca de Deus, Eli caiu da cadeira para trás, ao lado da porta, e quebrou-se-lhe o pescoço e morreu; porquanto o homem era velho e pesado; e tinha ele julgado Israel quarenta anos." (1 Sm 4:16-18)
Caro leitor da palavra de Deus, quero trazer uma mensagem de Deus para tua vida, debaixo da graça do nosso Senhor Jesus Cristo.
Uma passagem que chama muito a nossa atenção, e nos traz grandes lições para nossa vida. Pois a mesma fala da procedência de algumas pessoas citadas no texto, umas fracassaram na caminhada por não ter uma vida voltada para Deus, outras por não ter cuidado das coisas espirituais mesmo servindo o Senhor. É necessário ter zelo e cuidado, quando se trata das coisas espirituais; e uma delas que não pode faltar é sempre ouvir a voz do Senhor.
No capítulo quatro e versículo primeiro diz: "E VEIO a palavra de Samuel a todo o Israel; e Israel saiu à peleja contra os filisteus e acampou-se junto a Ebenézer; e os filisteus se acamparam junto a Afeque." (1 Sm 4:1) No início do ministério do profeta Samuel a Bíblia diz que o Senhor se manifestava a Samuel em Siló, pela palavra do Senhor. (1Sm 3:21)
E em seguida no capítulo quatro, ouviremos uma palavra de Samuel ao povo, mas de maneira nenhuma você ouvirá Deus dizendo que eles deveriam ir à guerra; Samuel deu uma palavra ao povo e vemos uma empolgação por parte de Israel, com certeza foi uma palavra motivadora. O fato é que Deus não falou, e sim o profeta, a Bíblia é bem clara; e quando eles iniciam a batalha, quatro mil homens foram feridos; vejo aqui Deus dando livramento para o povo, era motivo de recuar, voltar atrás, mas Israel continuou na peleja, os anciãos questionaram à Deus; porque nos feriu o Senhor hoje, diante dos filisteus? O conselho destes homens foi: traga- mos de Siló a arca do concerto do Senhor, e venha no meio de nós, para que nos livre das mãos dos nossos inimigos. Agora perguntamos, será que esse povo estava indo a Siló, onde estava a arca do concerto do Senhor para adorá-lo? Porque se eles tivessem exatamente buscando a presença de Deus, eles não estavam na batalha contra a ordem de Deus, pelejando sem Deus ter mandado. O povo estava tão distante da vontade do Senhor, que eles passam a manipular o Deus vivo, como se Deus atendesse suas vaidades; ou seja, na hora que eu quiser em tenho um Deus para me defender, não importa como estou; é como se Deus fosse obrigado à fazer todos os seus desejos. Deus estava sendo tratado como um amuleto, como se o Senhor pudesse ser carregado para lá e pra cá. Se a arca do Senhor estiver no nosso meio nós ganharemos qualquer batalha, como se Deus estivesse pronto para atender os caprichos daquele povo; interessante é que, eles estavam tão acostumados à isso, que, quando a arca chegou houve um grande alvoroço no arraial; a coisa era tão séria que, os próprios inimigos criam da mesma maneira, tanto que temeram ao saber que a arca estava lá, pelo que disseram: Ai de nós! Quem nos livrará das mãos destes grandiosos deuses?
Por incrível que pareça a arca de Deus, além de está lá sem o consentimento do Senhor, ainda estava sendo transportada por dois filhos de belial, Hofni e Finéias, homens que não tinham compromisso com Deus, os mesmos viviam em desacordo com as leis estabelecidas pelo Senhor, fazendo o que era mau aos olhos de Deus. Deus mostra que não está neste negócio, coisa boa é lutar e ter certeza que Deus é conosco, porque desta forma a vitória está garantida; o povo estava equivocado quanto a vontade de Deus, e por isso a Bíblia diz que Israel perdeu a guerra; no início quatro mil homens tinham sido apenas feridos, Deus estava dando livramento; mas quando eles insistem no seu erro, a coisa tende a piorar; agora trinta mil homens estão mortos na guerra.
Chegou o ponto da mensagem que eu quero aqui destacar. Eli estava assentado ao pé do caminho esperando uma notícia, preocupado, porque primeiramente este homem tem a responsabilidade de guardar a arca do Senhor, ele deixou que a levasse; aí vem o peso na consciência, porque deixei levar; aquilo fica martelando na sua cabeça, tanto que o mensageiro disse que seus dois filhos morreram, até aí Eli se mantém na cadeira; mas a Bíblia diz que quando faz menção, que a arca do Senhor foi tomada, ele cair para trás e quebra o pescoço. O mensageiro que trouxe a notícia disse: "E disse aquele homem a Eli: Eu sou o que venho da batalha; porque eu fugi hoje da batalha. E disse ele: Que coisa sucedeu, filho meu?" (1 Sm 4:16) Sabe por que ele veio da batalha? Porque ele fugiu, tem batalhas que não podemos enfrentar, é preciso fugir, tem batalhas que não adianta insistirmos em lutar, é preciso recuar; eu preciso saber qual são os meus pontos fracos. Você sabe porque José saiu da prisão e se tornou governador do Egito? Porque ele sabia seus pontos fracos, ele fugiu da batalha, ele recuou quando viu que não conseguia vencer; nem sempre fugir da batalha é sinônimo de covardia, muita das vezes ela é a qualidade de um vencedor; por isso a Bíblia diz: "Voltei-me, e vi debaixo do sol que não é dos ligeiros a carreira, nem dos fortes a batalha, nem tampouco dos sábios o pão, nem tampouco dos prudentes as riquezas, nem tampouco dos entendidos o favor, mas que o tempo e a oportunidade ocorrem a todos." (Ec 9:11)
Eli morreu, a notícia chegou até sua nora, que seu sogro e seu marido tinha morrido, que a arca do Senhor tinha sido tomada; a Bíblia diz que ela deu à luz um filho na mesma hora, e no momento em que ia morrendo as mulheres que estavam com ela disseram: não temas, pois tiveste um filho; era motivo de alegria para qualquer mulher em Israel, em saber que tinha dado luz há um filho; mas a Bíblia diz que ela não fez caso disso, mas chamou o menino de Icabô, dizendo: foi-se a glória de Israel. Porque aquele que serve a Deus de verdade, ele prefere perder qualquer coisa, menos a presença de Deus. Davi ao pecar contra Deus disse: "Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo." (Sl 51:11) Davi se preocupava tanto com a presença de Deus, que, ao assumir o trono, a primeira coisa que ele procura fazer, é trazer a arca da aliança para junto dele, aquele que é salvo não se conforma se ficar sem esta presença; a comunhão com o seu Deus é algo importante para nossa caminhada que não podemos abrir mão dela. Se aquele homem não tivesse fugido da batalha, ele não teria vindo contar as boas novas; sabe porque você anuncia as boas novas, porque teve batalhas que você não enfrentou. Na presença de Deus é melhor, ficar em Siló é muito melhor do que ir para uma batalha do qual Deus não está nela; só podemos guerrear se Deus estiver na frente da peleja, peleja sem Deus é símbolo de derrota; se Deus não mandou fique em Siló, onde está a arca do concerto do Senhor, lugar de adoração, de onde ela não deveria ter saído. Perca qualquer coisa, mas não perca o que você tem de mais precioso que é a presença de Deus na sua vida. Que Deus abençoe no nome de Jesus, findando mais uma mensagem na graça do nosso Senhor.
Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 01/06/2024
Alterado em 01/06/2024