adalto almeida
Edificados pelo poder da palavra de Deus, mergulhe neste manancial
Capa Textos Áudios Perfil Livro de Visitas Contato Links
Textos
Habitando no esconderijo do Altíssimo.
"AQUELE que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará." (Sl 91:1)

      Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo: Fala das bênçãos e proteção que o crente pode desfrutar, transmite a idéia de segurança, abrigo, longe das ameaças.
       Esconderijo do Altíssimo significa, cobertura, refúgio, lugar secreto, onde ninguém pode tocar, porque o único que tem acesso é o próprio Deus e tal pessoa repousa neste lugar. O salmista está fazendo um contraste entre o poder de Deus e a frágil defesa humana. Muitos se escondem nas riquezas, poder e fama, nos status sociais, nas posições concedidas pela sociedade; vivem uma falsa segurança.
         A Bíblia fala de pessoas que desfrutaram desta segurança, viveram debaixo desta proteção e descansaram no Senhor: José no Egito, Daniel e seus amigos: Sadraque, Mesaque e Abednego e outros; tiveram uma relação íntima com Deus e desfrutaram das bênçãos do Senhor. Quem habita no esconderijo descansa, significa que todos os seus problemas e aflições são colocados diante de Deus, reconhecendo que somente Ele pode resolver; quando fazemos isso estamos atribuindo a Deus todo o poder e divindade, engrandecendo e exaltando aquele que já é grande, é Ele que toma de conta e nós não temos com que se preocupar; Agostinho de Hipona disse: “ O Espírito Santo nos faz habitar em Deus e Deus em nós”.
       Segundo este salmo, Ele nos livra de alguns perigos:
      LAÇO DO PASSARINHEIRO: Ele nos livra das armadilhas, dos laços criados pelo inimigo para nele cairmos, das ciladas feitas com o objetivo de tropeçarmos, que são: os vícios, as ações causadas pelo desejo da carne, o uso de coisas desproporcionais que colocam em risco nossa santidade.
        PESTE PERNICIOSA: as doenças, enfermidades contagiosas e infecciosas, coisas que se contrai no ar; ( esses dois perigos são chamados de perigos biológicos). Mas também tem os perigos psicológicos, que são:
      ESPANTO NOTURNO: Os pesadelos, sonhos indevidos com o objetivo de mudar nossos pensamentos e intenções, causando confusão nas mentes humanas; depressão, insegurança, indisposição de lutar pelos objetivos, criando grandes obstáculos pela frente.
       SETA QUE VOA DE DIA: Significa uma flecha lançada por um arqueiro que corta o ar até atingir o seu alvo, entre eles estão: os acidentes,os contratempos das circunstâncias da vida, uma bala perdida, situações adversas, desequilíbrio financeiro, algo que não estava na lista dos projetos, saiu do planejamento, que também costuma ser uma doença, ou enfermidade contraída na dimensão espiritual.
       PESTE QUE ANDA NA ESCURIDÃO: Aquela que não faz barulho, mas vem no silêncio, fazendo suas vítimas de um a um atingindo grande número de pessoas.
        MORTANDADE QUE ASSOLA O MEIO DIA:  Ela vem matando de modo visível e incontrolável, devastando vidas e fazendo grandes destruições.
       Quem habita no esconderijo do Altíssimo? A primeira evidência é o descasar, é entregar para Ele todos os seus caminhos; "Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará." (Sl 37:5)   Quem descansa tem plena confiança. A idéia Altíssimo, significa que se trata de um Deus que está acima de tudo, tornando tudo pequeno em seu redor, todos os seus problemas e ameaças estão no diminutivo diante desse grande Deus. Quem habita descansa, significa que tal pessoa não faz caso das ameaças; "Responderam Sadraque, Mesaque e Abednego, e disseram ao rei Nabucodonosor: Não necessitamos de te responder sobre este negócio. Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará da fornalha de fogo ardente, e da tua mão, ó rei. E, se não, fica sabendo ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste." (Dn 3.16-18)  Descansar é crê na plena proteção de Deus, tendo toda confiança e segurança naquele que tudo pode. Quando ele passa a habitar, desfrutamos das bênçãos de Deus, que são:"Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti." (Sl 91:7)   Nada vai poder te tocar, não é porque tal pessoa tem muito dinheiro e pode por em sua volta muitos guarda costas, contratar os melhores seguranças;  mas sim porque o próprio Deus intervém em seu favor. "Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda." (Sl 91:10)  Vemos isso acontecer na Bíblia no êxodo na décima praga,  em todo o primogênito que estava debaixo do sangue do cordeiro não morreram porque o mal não chegou em sua casa; e também com Raabe, onde todo muro de Jericó foi ao chão e todos daquela cidade pereceram menos os de sua casa, ficando totalmente intacta, nada de ruim lhe aconteceu; pois esta estava no esconderijo do Altíssimo, debaixo das asas do onipotente. Que o Deus todo poderoso transmita para você, o  desejo de querer habitar no esconderijo do Altíssimo.
Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 13/02/2024
Comentários