adalto almeida
Edificados pelo poder da palavra de Deus, mergulhe neste manancial
Capa Textos Áudios Perfil Livro de Visitas Contato Links
Textos
A igreja de Cristo, comprometida em fazer conhecida a multiforme sabedoria de Deus.
"Para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus," (Ef 3:10)

     Meditamos nesta palavra para nossa compreensão, acerca do que foi escrito pelo apóstolo.
     A igreja de Cristo foi escolhida para transmitir as novas do evangelho, sendo assim somos privilegiados para esta incumbência; de levar ao conhecimento dos principados e potestades no céu, olha só que maravilha. Esta palavra nos revela o encargo daquele que confessa Cristo como salvador, a responsabilidade é tão grande que, os próprios anjos de Deus ficam maravilhados com isso.  "Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?" (Hb 1:14)  Os anjos estão sempre prontos para serem enviados para nos servir. "Assim vos digo que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende." (Lc 15:10)  Aqui Lucas diz que eles se alegram quando um pecador se volta para Deus com arrependimento, e o que sabemos é que os anjos estão em volta de Deus o tempo todo; mas eles não sabem tudo, a Bíblia diz que eles não sabem o dia nem hora da vinda de Cristo; "Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai." (Mt 24:36) A Bíblia também diz que os anjos reunirão os escolhidos, "E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus." (Mt 24:31)  Então o que podemos perceber é que eles sabem acerca da salvação, mas não de forma plena e sim parcial; os anjos estão sempre com Deus, mas há um mistério muito grande para eles acerca desta salvação; "Aos quais foi revelado que, não para si mesmos, mas para nós, eles ministravam estas coisas que agora vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho; para as quais coisas os anjos desejam bem atentar." (1 Pe 1:12)  A palavra escrita no original para atentar ou perscrutar é ( paraky psai) que no original grego significa: olhar com o pescoço esticado, inclinar-se para olhar, examinar, exercer esforço para ver algo que não está na sua linha de visão,  quando se trata desta salvação, fogem da sua linha de visão; porque para eles muitas coisas eles não conseguem ter um bom entendimento, acerca da mesma; por isso existe um esforço por parte deles acerca daquilo que Deus faz na vida de alguém.  Há um mistério acerca desta multiforme sabedoria de Deus, e os anjos atentam em saber, porque eles já estão ao lado de Deus; e a igreja de Cristo está fazendo eles saberem acerca destas coisas, ou seja, eles já são transformados, mas há uma alegria entre eles porque o evangelho de Cristo mudam nossas vidas, sendo nós condenados, pecadores, e a graça de Deus ela não é uniforme é multiforme; "Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus." (1 Pe 4:10)  É o que Paulo diz que tão grande é o nosso pecado, mas, maior que o nosso pecado é a graça do nosso Senhor Jesus Cristo para nos salvar, por isso ele diz: "Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça;" (Rm 5:20) Então é isso que impressionam os anjos de Deus, por este privilégio tão grande de sermos participantes destas coisas; "POR isso, irmãos santos, participantes da vocação celestial, considerai a Jesus Cristo, apóstolo e sumo sacerdote da nossa confissão," (Hb 3:1)  A igreja de Cristo foi chamada para fazer conhecido o nome de Deus. "Mas tu, SENHOR, permanecerás para sempre, a tua memória de geração em geração." (Sl 102:12) Ao longo dos anos aprendemos que temos de Deus uma responsabilidade, e o próprio Deus deixa isto claro dentro de nós; acerca do nosso objetivo, quando recebemos Cristo como nosso salvador.
      Somos chamados para ser luz, sal da terra; somos pessoas com poder de influenciar os que se aproximam de nós, quem é luz tem esse poder, de brilhar onde há trevas. Quando Deus chamou Abraão, ele recebeu a incumbência de fazer o nome de Deus conhecido, o próprio Deus diz: "Porque eu o tenho conhecido, e sei que ele há de ordenar a seus filhos e à sua casa depois dele, para que guardem o caminho do SENHOR, para agir com justiça e juízo; para que o SENHOR faça vir sobre Abraão o que acerca dele tem falado." (Gn 18:19)  Segundo a Bíblia nos informa que Abraão foi alguém chamado por Deus, para impactar nações, nações seriam abençoadas por meio de um homem; o poder da influência na vida de um homem é transmitir para as pessoas um legado. Assim foi com vários homens de Deus, quando Deus chamava eles, os mesmos recebiam de Deus essa missão, de fazer com que o nome de Deus fosse conhecido de geração à geração; Moisés foi um homem que influenciou a sua geração, e o mesmo deixou nas gerações seguintes um grande legado;e diz a Bíblia: "E nunca mais se levantou em Israel profeta algum como Moisés, a quem o SENHOR conhecera face a face; Nem semelhante em todos os sinais e maravilhas, que o SENHOR o enviou para fazer na terra do Egito, a Faraó, e a todos os seus servos, e a toda a sua terra.  E em toda a mão forte, e em todo o grande espanto, que praticou Moisés aos olhos de todo o Israel." (Dt 34:10-12)
      Este povo no antigo testamento entre outros, foram pessoas que levaram o nome de Deus, carregaram consigo a responsabilidade de transmitir para os que vinham após eles, acerca de um Deus que sempre quis ter um relacionamento com o homem. E no novo testamento não foi diferente, Jesus levou seus discípulos a conhecer Deus; tanto que quando Jesus subiu ao céu e os mesmos se encontram sem a presença física de Jesus, mas dentro de cada um ficou o desejo de dar continuidade na obra do qual Jesus iniciou, um grande legado foi plantado na vida daqueles homens.  Como disse o salmista. "Mas tu, SENHOR, permanecerás para sempre, a tua memória de geração em geração." (Sl  102:12)  Uma geração recebe da geração passada e transmite para geração seguinte. Os discípulos de Jesus, começam a pregar a palavra de Deus, e o império das trevas se vê ofendido com a presença de homens cheios do Espírito Santo, levando a palavra, influenciando os que estão se aproximando deles; no dia de pentecostes havia pessoas de várias regiões, e os mesmos foram influenciados pela pregação de Pedro, a ponto de perguntarem.  Que faremos, varões irmãos?  E aqueles que iam confessando Cristo como salvador, se juntavam com os apóstolos e davam prosseguimento à missão de levar o evangelho da salvação;  "E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum." (At 2:44)  Uma geração que queria mostrar a outra geração, as grandeza de um Deus invisível e verdadeiro; o povo que estava recebendo não se conformava em apenas receber, mas em transmitir o que estava sendo recebido; a perseguição não foi um empecilho, mas só contribuia para o avanço do evangelho; as pessoas estavam dispostas a fazer conhecido o nome de Deus. Na nossa geração o principal empecilho é que, as pessoas já não querem ser este tipo de influência na vida das pessoas; as pessoas estão preocupados em ser influenciadores digitais não para fazer o nome de Deus conhecido, mas para ganharem seguidores, ganharem status, fama, destaque na sociedade; se tornar populares; muitos cristãos têm seguido o mesmo caminho, esquecendo o caminho que leva a vida, fazendo com que muitos sigam seus caminhos de morte, porque onde não tem Jesus não tem vida; mas os discípulos de Jesus se  dispuseram a levar este conhecimento, e assim eram todos que iam confessando o nome de Jesus. A razão pelo qual se aceita Cristo como salvador, é quando nos vemos em uma condição miserável, deplorável, e descobrimos que Jesus é o único que pode nos tirar desta situação; Pedro quando prega a palavra, as pessoas se viram na condição de miseráveis e que precisavam de Jesus; mas para que isto aconteça, é preciso que haja uma convicção naquele que recebe a salvação; visto que, depois que receberam a palavra, receberam também o poder de influenciar outras vidas, isto já acontece quando se recebe a palavra de bom grado. Hoje muitos aceitam Jesus como salvador para mudarem de vida, mas quando aceitamos Jesus como salvador para termos uma vida nova, tudo é diferente; a direção é outra. Sendo assim nasce também consigo o poder de influenciar, impactar os que estão em sua volta; não estou falando que as pessoas vão se sujeitar a aceitar Jesus, mas sim que, vão ter desejos pela forma de viver; são aqueles que as pessoas olham e dizem, quando eu aceitar Cristo como meu salvador, quero ser como o irmão fulano; sabe o que é isso, poder de influência na vida daquele que serve à Deus. Ou seja, já tem em mente se entregar para Cristo e viver como tal pessoa vive; assim Deus se agrada quando a sua memória permanece de geração em geração, em Êxodo a Bíblia diz: "E Deus disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O SENHOR Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este é meu nome eternamente, e este é meu memorial de geração em geração." (Êx 3:15)  O propósito de Deus é alcançar gerações, e nós somos os responsáveis para que isto aconteça. "Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus." (1 Co 3:9)  Se o apóstolo escreveu que somos cooperadores de Deus,  é porque temos uma participação no reino de Deus, para que o seu nome chegue ao conhecimento dos que não conhecem; Deus deu para nós a missão de levar esta palavra, esta palavra que transforma e que fazem os anjos atentar para ela, com o desejo de entender este mistério; esse poder transformador então meu querido irmão, não fuja de uma responsabilidade tão bonita e maravilhosa. Que Deus abençoe você que recebeu de Deus esta missão.
      

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 17/12/2023
Alterado em 17/12/2023
Comentários