adalto almeida
Edificados pelo poder da palavra de Deus, mergulhe neste manancial
Capa Textos Áudios Perfil Livro de Visitas Contato Links
Textos
Prosperando em tempos de crise, aprendendo a cavar poços.
"E semeou Isaque naquela mesma terra, e colheu naquele mesmo ano cem medidas, porque o SENHOR o abençoava." (Gn 26:12)

      Havia fome na terra e uma grande seca , e Isaque semeou naquela mesma terra.  Interessante é analisarmos que toda a terra estava seca; por que Isaque produziu bastante? Havia uma fórmula para isso? Ou Deus operou um grande milagre?
       Ficamos pensando, o que pode ter acontecido, será que Deus fez chover sobre a plantação de Isaque, enquanto os outros lugares estavam secos. Em primeiro lugar temos que ver que houve primeiramente uma questão de obediência, Deus disse para Isaque não descer para o Egito. O Egito simboliza o sistema mundano dentro da figura bíblica, mas nós perguntamos, então porque Deus mandou Abraão ir para o Egito, se Deus poderia abençoar ele na terra de canaã como fez com Isaque? É muito simples, Deus trabalha utilizando meios naturais, Ele dar a direção certa para o homem, quando nos colocamos dentro da sua vontade;  então não houve um milagre da parte de Deus, para que Isaque fosse abençoado, o que houve foi que, Isaque se colocou no lugar da benção; quando nos colocamos no lugar da benção, as coisas dão certo, a visão é aberta, trabalharmos com as ferramentas corretas. E quando trabalhamos com a ferramenta dada por Deus, as portas se abrem, tudo dá certo. Isaque não desceu para o Egito porque no passado seu pai já havia sido enviado para lá, para aprender as tecnologias que havia naquele país, e um dos motivos  que fez com que o Egito não passasse por fome nos dias de Abraão, foi a forma como eles trabalhavam a terra; segundo alguns historiadores, no Egito eles trabalhavam com irrigação, desviando as águas do Nilo por um canal, deixando toda a terra úmida para plantarem; e assim eles resistiam às secas, enquanto a terra estava em escassez, eles estavam prosperando. Abraão aprendeu essas táticas para aplicar na sua terra, e Isaque viu seu pai trabalhar desta forma, mas como isso aconteceu, se não havia um canal pelo qual pudesse fazer esta irrigação, e a água do mar não prestava para isso? Deus mostra o caminho e dá as ferramentas. Abraão quando chega na terra de Canaã, depois que Deus prosperou na terra do Egito, ele vai cavar poços, a Bíblia diz que Isaque vai seguir as pisadas de seu pai, na terra de Gerar, até a tática usada por Isaque foi a mesma de seu pai em dizer que Rebeca era sua irmã. A Bíblia diz que ele plantou na mesma terra, a terra que havia secura produziu cem por um. Por quê? Porque Isaque começou a desentulhar os poços que foram cavados por Abraão e que foram entupidos pelos filisteus, Isaque vai trabalhar a terra seca. É tempo de trabalhar a terra seca, usar as ferramentas que Deus tem te dado, Deus não fez nenhum milagre, fazendo chover onde Isaque plantou, mas Ele deu para Isaque uma ordem que foi obedecida; e o mesmo vai plantar na terra seca, vai cavar poços em tempo de crises; você pode olhar na palavra que lá está dizendo que Isaque começou a cavar os poços novamente; às vezes você tem dito que as coisas não estão dando certo, Deus não tem te abençoado; te coloca no lugar da benção, que Deus vai te dar o projeto, você vai começar plantar em terra seca, e vai produzir porque Deus é contigo, em tempo de crise muitos vão dizer que os projetos vão se frustrarem, mas você vai cavar poços, cavar poços é símbolo da providência de Deus na tua vida. Não é hora de parar, Deus nunca vai mandar você desistir, tem algo que é você que vai ter que fazer; para Moisés Ele disse: não pare, manda o povo marchar. Para Josué Ele disse: esforça-te, tem bom ânimo que eu sou contigo; para Gideão Ele disse: vai nesta força varão valoroso; sempre tem algo que é nós que temos que fazer. para os que estavam na ressurreição de Lázaro; Jesus disse: tirai a pedra. É você que Deus chamou para esta obra, Ele tem dado as ferramentas para você.
      Lembre-se que foi na mesma terra que Isaque semeou, foi na terra seca;  às vezes você que semear em uma boa terra, mas deixa eu te falar; se estiver debaixo da direção de Deus Ele vai te ensinar a preparar a terra, a terra que estava seca vai produzir cem por um; quando se tem a direção de Deus não andamos por caminhos tortuosos, não precisa descer para o Egito porque Deus te abençoa na terra de Canaã mesmo; a benção de Deus não está situado a um lugar geográfico, Ele te faz prosperar em qualquer lugar. Use as ferramentas que Ele te deu.  Está na hora de desentulhar o que está atrapalhando de prosperar, aquilo que pode atrapalhar o agir de Deus; se tiver entulho Deus não faz jorrar água, a água é um elemento importante para frutificação , para o agir de Deus,  ela simboliza a providência do Senhor, a ação do Espírito Santo na vida do crente, por isso abra teu coração, obedeça a voz do Senhor, e deixa Deus agir; poços com entulho não dá água, se não dá água não haverá frutos, mas se no crente tem a água do Espírito, a vida dele é diferente, ele vai chamar a atenção, por onde passar, Abimeleque foi até Isaque fazer uma aliança , porque ele reconhece o poder de Deus na vida dele; eles tentaram fazer parar aquela obra,  entupiram os poços novamente; mas chega um momento em que eles não dão mais conta, porque quando Deus age ninguém pode parar; "Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?" (Is 43:13)
O agir de Deus na vida de um homem é muito bonito, da mesma forma aconteceu com José, mas a Bíblia diz que Deus era com ele, até dentro da cadeia Deus fazia ele prosperar; sabe por quê ? Era obediente à voz do Senhor. Quando somos obedientes Deus se agrada, amém. Deus abençoe à todos em nome de Jesus.

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 26/11/2023
Alterado em 26/11/2023
Comentários