adalto almeida
Edificados pelo poder da palavra de Deus, mergulhe neste manancial
Capa Textos Áudios Perfil Livro de Visitas Contato Links
Textos
A travessia do Jordão, um percurso espiritual.
"Disse Josué também ao povo: Santificai-vos, porque amanhã fará o SENHOR maravilhas no meio de vós." (Js 3:5)

      Uma das passagens mais linda do antigo testamento, o povo de Israel finalmente consegue enxergar a terra prometida.
      Mais uma vez um milagre vai acontecer perante os olhos dos filhos de Israel, porque Deus é poderoso em fazer prodígios e maravilhas; assim como Deus abriu o mar vermelho, necessitava-se também de um milagre da parte de Deus para que eles pudessem passar o Jordão. As águas eram profundas e não havia barcos para tanta gente, mas Deus deu a ordem a Josué;  "Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel." (Js 1:2)   Josué já conhecia o Deus que fez prodígios pelo deserto, durante os quarenta anos, e viu quando Deus fez as águas do mar vermelho ficar como um muro de ambos os lados; o mesmo não teria dúvida de que Deus providenciaria a passagem pelo Jordão, bastava somente fazer como Deus havia falado; "Porque há de acontecer que, assim que as plantas dos pés dos sacerdotes, que levam a arca do SENHOR, o Senhor de toda a terra, repousem nas águas do Jordão, se separarão as águas do Jordão, e as águas, que vêm de cima, pararão amontoadas." (Js 3:13)  A ordem que Deus deu para Josué foi que, os sacerdotes deveriam ir na frente com a arca do Senhor, ao tocarem os pés nas águas do Jordão, as águas iam se separar; o povo iriam atrás dos sacerdotes, porém havia uma ordem do Senhor; "Haja contudo, entre vós e ela, uma distância de dois mil côvados; e não vos chegueis a ela, para que saibais o caminho pelo qual haveis de ir; porquanto por este caminho nunca passastes antes." (Js 3:4)  Havia algumas exigências da parte de Deus para o povo. Essa distância simbolizava que Deus ia à frente de todas as atividades de seu povo, e eram três razões para o povo manter essa distância da arca da aliança. A primeira significa reverência; o povo não poderia se aproximar da arca. E segundo, a distância proporciona uma melhor visão, acerca daquele milagre, o povo sempre precisou de uma visão física, para que sua fé não viesse desfalecer, mas Jesus disse:  " bem-aventurados os que não viram e creram." (Jo 20:29 b)   Terceiro,  a arca sendo símbolo da presença e do poder de Deus, deveria estar à frente de qualquer força militar; como sendo Ele Senhor de todas as coisas, não precisa de defesa.
      Finalmente o povo ia entrar na terra prometida, porém houve uma diferença entre a passagem do Jordão, e a passagem do mar vermelho, além de serem milagres parecidos um com o outro; identificamos que há uma grande diferença, pois dentro da lógica as águas se separam, apesar de ser bem semelhantes houve uma pequena diferença no físico que,  podemos trazer grandes lições para a nossa vida espiritual. Nas águas do mar vermelho, a Bíblia diz que ficaram como muros de um lado e do outro; "Mas os filhos de Israel foram pelo meio do mar seco; e as águas foram-lhes como muro à sua mão direita e à sua esquerda." (Êx 14:29)   Nas águas do Jordão, a Bíblia diz que as águas da parte debaixo se foram, e as de cima ficaram como um montão; "Pararam-se as águas, que vinham de cima; levantaram-se num montão, mui longe da cidade de Adã, que está ao lado de Zaretã; e as que desciam ao mar das campinas, que é o Mar Salgado, foram de todo separadas; então passou o povo em frente de Jericó." (Js 3:16)  
      O que podemos extrair destas passagens bíblicas para nossa vida espiritual, é que, o milagre no mar vermelho aconteceu, porque Deus é poderoso para trazer a providência divina; mesmo em meio a murmuração do povo, Ele é fiel para cumprir o que prometeu, mesmo mediante a incredulidade, Deus estava efetuando o milagre no meio do povo de Israel, e abrindo o mar vermelho para o povo passar em terra seca. Só que na passagem do Jordão havia uma grande diferença, o povo que murmurou na passagem do mar vermelho, não estava ali para entrar na terra prometida; todos morreram no deserto não tomando posse da sua vitória. As águas de baixo do Jordão passaram, assim como disse Paulo aos coríntios;
"Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." (2 Co 5:17)  O que aprendemos com isso é que, os maus costumes naquele momento de glória,  não estava entrando na terra prometida, Deus havia tirado o mau, as murmurações, tudo o que causou a ira de Deus; na nova terra entrará um povo renovado, porque as coisas velhas ficaram para trás, chegou a hora de desfrutar da providência divina; Deus estava com um povo de mente renovada. "E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." (Rm 12:2)   A exigência de Josué para o povo foi: "Disse Josué também ao povo: Santificai-vos, porque amanhã fará o SENHOR maravilhas no meio de vós." (Js 3:5)   A palavra chave para atravessar o Jordão e tomar posse da terra prometida, era santificação, Josué mandou o povo se santificar porque no dia seguinte, uma grande maravilha iria acontecer; o milagre da parte de Deus para o povo que iria atravessar o Jordão, não seria mediante as murmurações; mas mediante à um povo santificado, a um povo renovado pela graça de Deus. A travessia do Jordão nesse contexto significa prosperidade, significa plenitude de Deus para aquele povo, abundância e realizações de sonhos; era o último obstáculo para entrar na terra, assim como a igreja do Senhor está aguardando a cidade prometida; quero dizer para você: tem um Jordão para atravessar, e para atravessar este Jordão tem que está santificado; Jordão é a mudança de uma vida passada para uma vida nova, na plenitude de Deus; existe uma preparação, existe uma exigência de Deus, e esta exigência é santidade ao Senhor. O povo de Deus está aguardando uma nova travessia para cumprimento de uma promessa, esta travessia para a nova terra chama-se arrebatamento; para passar por esta travessia tem que está santificado, quem não tiver este quesito não conseguirá passar pela travessia que leva para a eternidade; santificai-vos porque amanhã Deus fará maravilha no meio de vós. Significa que o dia de amanhã só pertence a Ele, é por isso que amanhã é o dia da travessia, o dia que não conhecemos; mas precisamos está santificados. Amém, que mais uma vez Deus venha te abençoar por meio desta palavra.
Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 25/08/2023
Comentários