adalto almeida
Edificados pelo poder da palavra de Deus, mergulhe neste manancial
Capa Textos Áudios Perfil Livro de Visitas Contato Links
Textos
A libertação que vem de Cristo, provém de sua palavra.
"E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." (Jo 8:32)

      Esta palavra é a base de todo aquele que crê nas verdades ditas por Jesus, seja no mundo físico ou espiritual; ela tem o poder de libertação.
      Quem disse isso foi nosso Senhor Jesus Cristo, as verdades da qual Ele se referiu, foi a inerrante e infalível palavra de Deus; não foi de uma verdade relativa, mas de uma verdade absoluta.  E conhecereis. O termo dito por Jesus,  fala de alguém que tomou conhecimento do poder que há em suas palavras; o contexto refere-se a uma pessoa que se tornou discípulo de Jesus, e tal pessoa por crê em suas palavras, se torna seu discípulo; ele toma posse das palavras do Senhor, sendo para ele sua palavra; a base de sustentabilidade de sua fé. É alguém que permanece em sua palavra;  "Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos;" (Jo 8:31)
       O que podemos constatar é que, essa pessoa se entregou para Jesus e que, a palavra trouxe para ele regeneração; ele foi gerado pelo poder da palavra de Deus, e alguém que assim se entrega; ele nasce de novo se tornando uma nova criatura. Tudo o que afligia aquela pessoa não tem mais poder sobre sua vida, não tem maldição hereditária, não tem demônio nenhum, que tem poder na sua vida;  porque o sangue de Cristo lhe alcançou a partir do momento em que tal pessoa creu no poder de sua palavra, e este sangue tem poder regenerador; muitos vivem aprisionados mesmo depois de ter recebido a palavra do Senhor. "ESTAI, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão." (Gl 5:1) A partir do momento que Jesus liberta, estai livres; "Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres." (Jo 8:36)
      A mulher pecadora foi apanhada no ato de adultério, Jesus perdoou seus pecados e declarou livre, contanto que não retornasse ao pecado novamente. Ela passou a usufruir de uma nova vida, assim é todo aquele que crê nas palavras proferidas da boca de Jesus; é a palavra de Deus que tem esse poder de salvar, libertar qualquer pessoa, quando esse toma para si, como base de sustentabilidade; Isaías escreve:
"Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos. Porque, assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come, Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei." (Is 55:9-11)  Lembrando que é a palavra do Senhor que tem esse poder, não é simplesmente porque alguém disse, mas sim quando Deus realmente fala.
      Quando Jesus disse: "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará."  Jesus estava falando de alguém que está se dedicando a viver o que está escrito na sua palavra; uma pessoa que está tirando proveito daquilo que é bom. "Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus." (Mt 4:4)  segundo disse o próprio Jesus, ela também nos alimenta espiritualmente; o profeta Jeremias falou: "Achando-se as tuas palavras, logo as comi, e a tua palavra foi para mim o gozo e alegria do meu coração; porque pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR Deus dos Exércitos." (Jr 15:16)  Então, chegamos a conclusão, de que uma pessoa não pode ser liberta se ele não tomar para si esta palavra, e se alimentar dela; o salmista diz que precisamos meditar não somente em um horário qualquer; "Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite." (Sl 1:2)  e aquele que ama esta palavra sente o seu sabor, "Oh! quão doces são as tuas palavras ao meu paladar, mais doces do que o mel à minha boca." (Sl 119:103) o mesmo salmista diz que ela serve como guia, "Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho." (Sl 119:105)  Todo aquele que se considera liberto, ele tem que ter essas características, de como ele enxerga a palavra de Deus; o que o salmista disse aqui foi caracteristicas que está na vida daquele que foi liberto, ele tem a palavra de Deus como guia, alimento, sente seu sabor, e tem prazer em ser um participante da mesma, o prazer que ele sente é tão grande,  que ele medita o tempo todo.  As qualidades de uma pessoa liberta, são visíveis, todos vêem; "Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus." (Mt 5:16)  
      O mundo tem como base, uma pessoa liberta, faz o que quer, porque desfruta de tal liberdade; entendendo que têm acesso a tudo que vêm na mente para fazer. O contrário de uma pessoa liberta em Cristo, ele não faz qualquer coisa porque entende que não é dominado pelo seus pensamentos; ele não é escravo das suas vontades, ele coloca a vontade de Cristo acima da sua, justamente porque não é dominado pelo seus impulsos; "Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo;" (2 Co 10:5)  Aquele que é liberto,  escraviza tudo que é contrário a vontade de Deus; mantendo uma vida de santidade a Deus; "E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso SENHOR Jesus Cristo." (1 Ts 5:23)  
      "Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos;" (Jo 8:31)  Jesus diz um termo no singular, para se referir a sua palavra; porque ela é única, não são as verdades, o mesmo diz: "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." (Jo 14:6)  Não existem outras verdades fora de Jesus, por isso ele disse, a verdade, significa que é única; e não há outra verdade fora de Jesus. Então, o que podemos entender, é que isso a torna poderosa, e não está em acordo com outras palavras; é a palavra de Deus, o verbo que se fez carne; e sempre que esta palavra se manifesta algo acontece, é por isso que tem o poder de libertação; no início da criação Deus disse: haja, e no momento em que Ele proferia sua palavra, as transformações acontecia tanto no mundo físico como no espiritual; "Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele." (Cl 1:16)
      Tudo isso que vemos em sua palavra, expressa poder e autoridade, todas as coisas estão sujeitas à Ele; "E ele disse-lhes: Por que temeis, homens de pouca fé? Então, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se uma grande bonança." (Mt 8:26)  Nesta passagem vemos o poder de fala, aleluia, Jesus manifestando uma palavra de autoridade, isso acontece conosco também, quando deixamos a palavra do Senhor se manifestar em nossas vidas; a mesma é penetrante. "Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração." (Hb 4:12)
A palavra de Deus vai onde a palavra do homem não consegue alcançar. "ORA, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus." (2 Co 7:1)  Essa purificação acontece mediante a palavra de Deus, sem a mesma não há libertação; pois o mérito não é nosso, mas daquele que sujeitou todas as coisas a si mesmo; é por meio de sua palavra que tudo fica em harmonia, quando pregamos, falamos de Cristo para alguém; isso terá efeito quando deixamos a palavra de Deus fruir, Jesus disse: "Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer." (Jo 15:5)   Fora de Cristo somos levados a nada. É como um barco a deriva, como um navio sem leme; é como um rio que não tem corrente, porque não sabe para onde vai; mas com Cristo temos um destino, sabemos para onde vamos;
"Mesmo vós sabeis para onde vou, e conheceis o caminho." (Jo 14:4)  Assim é todo aquele que está no Senhor, está livre de toda condenação, e está certo que um dia, estará desfrutando das promessas que a ele foi dada; tal pessoa não vive mais escravo do pecado, ele é alguém que verdadeiramente experimentou esta liberdade oferecida por Jesus;
"E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão." (Jo 10:28)  vida eterna é para quem tomou posse dessa liberdade oferecida por Jesus, não é para liberdade que o mundo oferece, porque esta é falsa; tão falsa que até a alegria muitas das vezes,  é uma alegria momentânea, causada por uma situação de engano; tipo, o inimigo aprisiona em algo que, para este ter alegria precisa causar aquele hábito de escravidão; a alegria do Senhor não depende do momento em que está vivendo, ele tem um objetivo e está certo de que ainda que as coisas não saía como ele quer, mas há um Deus, cujo, domínio está sobre Ele; não somos nós os causadores da nossa alegria, é Deus o principal motivo, porque sabemos que vamos para Ele.
      No capítulo três de João, a Bíblia fala de um homem com grande conhecimento das leis de Deus, pois este era mestre em Israel; mas tudo que ele acreditava ser verdade estava fora de Jesus, como já foi dito, não há verdade fora de Cristo; por Nicodemos vai ter com Jesus , e logo percebe que toda lei só tem fundamento se estiver ligada na pessoa de Jesus Cristo; Jesus falou que ele precisava nascer de novo,  o mesmo sem entender de início do que se tratava, toma posse da palavra proferida por Jesus; e é nesse contexto que vemos Nicodemos liberto da lei que o aprisionava.  "Nicodemos, que era um deles (o que de noite fora ter com Jesus), disse-lhes: Porventura condena a nossa lei um homem sem primeiro o ouvir e ter conhecimento do que faz?" (Jo 7:50-51)  Aquele que é liberto ouve as palavras de Jesus, não se deixa ser levado pelo achismo; tem plena consciência naquilo que acredita, a liberdade em Cristo nos dá uma nova visão, acerca das coisas que eram hábitos em nossas vidas, não nos prendemos a uma cultura pobre, mas nos entregamos as riquezas do evangelho de Cristo;
"Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!" (Rm 11:33)  Que o Deus de paz nos mantém livres de toda afronta do inimigo, e que não nos sujeitamos novamente a um jugo de servidão; "Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres." (Jo 8:36)
      
Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 18/08/2023
Comentários