adalto almeida
Edificados pelo poder da palavra de Deus, mergulhe neste manancial
Capa Textos Áudios Perfil Livro de Visitas Contato Links
Textos
A morte do justo, um veículo para a eternidade.
"E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado." (Lc 16:22)

     A morte sempre foi sinônimo de medo para o ser humano. Ao falar acerca deste assunto, falamos de algo que todos nós iremos passar; só não passaremos em caso de arrebatamento.
     A morte ela vem para todos, não importa quem seja, independentemente da posição que a pessoa possui. Nesta parábola Jesus mostra que tanto um como o outro morreram, porém ambos foram para lugares diferentes; o que define para onde vamos são nossas escolhas, é quando decidimos nesta vida o caminho onde vamos viver.
       A Bíblia fala muito acerca da morte, e nem sempre é algo ruim; dificilmente o ser humano aceita. Em salmos vemos Deus falando sobre esse assunto, dizendo : "Preciosa é à vista do SENHOR a morte dos seus santos." (Sl 116:15) Neste caso Deus se refere a morte como sendo algo bom, é uma das formas em que o justo se encontrará com Deus; já em algum outros casos, nem sempre para todos será algo bom; "Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte." (Ap 21:8)  Neste sentido aqui, a morte é um caminho sem volta, com consequências trágicas, sem direito a uma segunda chance; "E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo," (Hb 9:27) enquanto para uns,  é um lugar de tormento, e lamentos; "E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio." (Lc 16:23)  Para outros é gozo, é consolo; "Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado." (Lc 16:25)
      A morte precisa estar inserida na vida daquele que serve a Deus,  como um veículo para a eternidade; mesmo sem passarmos pela morte física precisamos incluir ela no nosso viver, Paulo disse: "Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho." (Fp 1:21)  O morrer como diz Paulo neste versículo, é um prêmio vindo da parte do Senhor para nossas vidas; e o crente vive uma morte quando ele morre para as coisas deste mundo, para viver para Cristo; "Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim." (Gl 2:20)  Esse modelo de morte é apresentado por Paulo, para que todos aqueles que professam a fé em Jesus viva e tomem para si como regras de fé; porque quando vim a morte física encontrará alguém preparado para está com Cristo, "Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor." (Fp 1:23)   Paulo fala desta morte como sendo um desejo do coração, alguém que tem pressa de passar por ela, e concluir o processo da caminhada para a eternidade, como aquele que triunfou sobre esta vida. Segundo o apóstolo João, é um descanso para o justo; "E ouvi uma voz do céu, que me dizia: Escreve: Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, e as suas obras os seguem." (Ap 14:13)  
      Podemos dizer que o servo de Deus usa a morte, para desfrutar de uma caminhada com Cristo em novidade de vida; "De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?" (Rm 6:2) a primeira morte que passamos, e quando morremos para o pecado, deixando este nascer para uma vida com o Senhor, "De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida." (Rm 6:4)   Então,  esta morte não pode ser para o servo de Deus entendida como o fim, ainda que não queiramos passar por ela; mas sim o início de quem está pronto para desfrutar da eternidade.
      Na parábola do rico e o Lázaro, a primeira coisa que vemos é, que aquele que serve a Deus, ainda que sofra nesta vida; diante de Deus ele possui uma identidade, tanto que não vemos falando o nome do rico, já que ele era da alta sociedade; porque diante de Deus aquele que teme ao Senhor, este sim, possui uma identidade em Cristo. É por esta razão que os que morrem no Senhor, não é algo ruim para Deus, mas algo prazeroso; e este acontecimento é algo inevitável, pois faz parte do ciclo da vida; só em caso de arrebatamento como já foi dito de início, e é o que estamos aguardando; mas enquanto não acontece, pessoas nascem e morrem, agora há um porém; você está se preparando para uma morte no Senhor? Coisa ruim será para aquele que morrer sem Cristo. O rico da parábola se preparou somente para viver esta vida, e esqueceu de se preparar para a morte; quando cuidamos somente desta vida, passa desapercebido por nós a parte espiritual, aquilo que vem depois; e ele se deu conta quando não tinha mais jeito, quando ele já havia trilhado o caminho de sua escolha.  Então devemos fazer uso desta passagem tão desagradável, mas de forma que agrade o Senhor, morrendo primeiramente para as coisas deste mundo, morrendo para o pecado, morrendo para tudo que não agrada a Deus; para quê, quando a morte física se aproximar de nós, já encontrará alguém preparado, porque esse já morreu para muitas coisas nesta vida, a fim de não desagradar seu Senhor;
"Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra." (2 Tm 2:4)  Termino aqui esta mensagem, dizendo: seja alguém que já morreu para as coisas deste presente século, mas viva para aquele que te chamou; pois no dia que ele te recolher levará alguém preparado, assim como foi com vários homens de Deus; "Depois disse o SENHOR a Moisés: Sobe a este monte de Abarim, e vê a terra que tenho dado aos filhos de Israel. E, tendo-a visto, então serás recolhido ao teu povo, assim como foi recolhido teu irmão Arão;" (Nm 27:12-13)  Estes homens encararam a morte como uma dádiva de Deus, assim é para aqueles que esperam no Senhor. Amém, Deus abençoe a todos os que estão fazendo dela um veículo para a eternidade.
      
Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 17/08/2023
Comentários