adalto almeida
Edificados pelo poder da palavra de Deus, mergulhe neste manancial
Capa Textos Áudios Perfil Livro de Visitas Contato Links
Textos
Ferramenta emprestada (2Rs 6:5)
"E sucedeu que, derrubando um deles uma viga, o ferro caiu na água; e clamou, e disse: Ai, meu senhor! ele era emprestado." (2 Rs 6:5)

    A obra de Deus sempre vai contar com a manutenção daqueles que foram chamados para esse trabalho.
    Com o crescimento da obra nos dias de Eliseu, foi preciso ampliar o local em que habitavam; Eliseu ensinava seus discípulos na escola de profetas, e este recinto em que eles habitavam e exercia seu ofício,  já não era proporcional à quantidade de pessoas que acompanhavam Eliseu.
     Deus é quem dá o crescimento e conta com a mão de obra de seus servos, Deus sempre vai levantar pessoas que estejam habilitadas a esse trabalho, para desenvolvimento de sua obra; e vai dar visão para os que foram chamados para cumprir essa tarefa. Deus estava fazendo prosperar, e  já era muito os discípulos que acompanhavam Eliseu; a ponto de verem a necessidade de aumentarem o local;  "E DISSERAM os filhos dos profetas a Eliseu: Eis que o lugar em que habitamos diante da tua face, nos é estreito." (2 Rs 6:1)  Eles chegaram a conclusão que era preciso eles irem buscar madeira para alargarem o local; visão de crescimento. A obra do Senhor precisa de pessoas que tenham essa visão; sempre olhando para o crescimento da obra; e esse trabalho precisa de união para que isto aconteça.  "Vamos, pois, até ao Jordão e tomemos de lá, cada um de nós, uma viga, e façamo-nos ali um lugar para habitar. E disse ele: Ide." (2 Rs 6:2)  Cada um de nós, foi o que disseram, pois todos que são chamados para a obra, são chamados para o trabalho na casa do Senhor; cada um trazendo uma viga daria para realizar o trabalho que iriam fazer, ou seja, quando todos se reúne para fazer algo para o Senhor, é somado na obra de Deus, e Ele dar o crescimento quando há unidade no meio do seu povo.   Só que por acidente, um deles deixou o machado cair na água; por um momento houve alí um descuido de um deles, isso é algo que todos estão sujeito, mostra que somos imperfeitos e que precisamos sempre da direção de Deus; pois logo que isto aconteceu o rapaz gritou Eliseu,"E sucedeu que, derrubando um deles uma viga, o ferro caiu na água; e clamou, e disse: Ai, meu senhor! ele era emprestado." (2 Rs 6:5)  Sinal de submissão ao seu líder; quando Eliseu autorizou eles à irem fazer esse trabalho, diz a Bíblia; "E disse um: Serve-te de ires com os teus servos. E disse: Eu irei." (2 Rs 6:3)  Porque isso é muito importante que o líder esteja presente, para qualquer trabalho na obra do Senhor, e é muito importante também que a igreja do Senhor tenha esse entendimento; de querer a participação de seu líder para qualquer trabalho, ou seja, o líder tem que ser comunicado em tudo. E a presença de Eliseu naquele local fez toda diferença, tem coisas que  o líder  precisa  resolver; para isso tem que haver submissão, o rapaz reconheceu e chamou seu líder para resolver; ele teve a humildade de participar para Eliseu o que estava sucedendo. E o mesmo não iria conseguir cortar a madeira sem aquela ferramenta, uma das coisas que temos que ter é, consciência  que, existe trabalho que não conseguiremos realizar,  se não tivermos a ferramenta adequada para a execução do mesmo; é por isso que a igreja do Senhor,  precisa está preparada, e bem afiada com a ferramenta que Deus nos entregou;  muitos têm negligenciado o uso da ferramenta fornecida por Deus para o trabalho na sua obra. Esse obreiro quando se viu sem a mesma, a primeira coisa que fez foi gritar ao seu líder; pois sabia da importância da ferramenta para o trabalho, é necessário que na obra do Senhor exista pessoas assim, que chamem seu líder quando estiver sem a ferramenta.
      Outra coisa que temos que ter consciência é que, o Deus que fornece a ferramenta vai cobrar um dia; "Respondendo, porém, o seu senhor, disse-lhe: Mau e negligente servo; sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei?" (Mt 25:26)  Um dia vamos ter que dar conta de tudo que a nós foi confiado, lembre-se, é emprestado; significa que Ele vai receber de volta tudo aquilo que a nós foi entregue, os dons dado por Ele é para a obra do Senhor, não é nosso, para usufruímos nos nossos deleite, é para usarmos na sua obra.  Aquele rapaz quando o machado caiu na água ficou atônito,  porque não era dele, era apenas emprestado; e naquela época uma ferramenta como esta,  tinha uma grande importância e era um valor alto; ele ficou preocupado porque teria que dar conta. Da mesma forma, teremos que dar conta daquilo que Deus nos emprestou  para o trabalho na sua obra; não somos donos de nada, não podemos empinar o nosso nariz como se estivéssemos alguma coisa, tudo vem do Senhor, não podemos nos orgulhar quando Ele nos usa; querer ser melhor que ninguém, quem dar é Ele; É emprestado, e quando temos algo que não é nosso, temos que ter zelo, porque aquele que emprestou confiou em nós para darmos conta um dia.
      Aquele rapaz perdeu a ferramenta fazendo algo para Deus, e contou com a ajuda do homem de Deus; porque esse viu o desempenho deste obreiro, foi na obra do Senhor que houve esse acontecimento; este tinha o aval do profeta, estava compartilhando da sua responsabilidade; coisa ruim é, quando o líder não sabe nada a respeito do seu liderado; ele vai para um local não avisa, não pede permissão quando vai fazer um trabalho; mas no caso deste, ele estava diante dos olhos do profeta.
O milagre aconteceu e o machado flutuou sobre as águas, porque aquele trabalho estava dentro da vontade de Deus, e quando tem aprovação do Senhor; tem também o agir de Deus em prol do seu projeto para que o trabalho seja efetuado. Se você tem um projeto em benefício da obra de Deus, comunique seu líder para ter aprovação; porque isso traz a benção de Deus sobre o andamento da obra; "Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu." (Mt 18:18)
A Benção do Senhor está sobre sua igreja, quando a igreja tem plena consciência que,  tudo o que ele tem é emprestado; um dia daremos conta dos talentos que a nós foi confiado, um dia Ele vai querer saber o que fizemos com a ferramenta que Ele nos entregou. Que Deus abençoe no nome de Jesus.
Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 10/08/2023
Comentários