O reino milenar e alguns eventos escatológico.
"E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos." (Ap 20:4)
O milênio é um assunto pouco falado, porém existe várias linhas de interpretações; a qual vamos trazer aquilo que defendemos com base nas escrituras.
Para falarmos do milênio, primeiramente citaremos alguns eventos que acontecerão precedendo este tão importante momento da igreja. Cristo está prestes a vim buscar seu povo, mas precisamos destacar que antes disso, algumas coisas hão de acontecer; acreditamos que primeiramente a igreja do Senhor, a noiva separada para seu noivo será tirada desta terra ao início de um grande acontecimento, que é a grande tribulação. "Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra." (Ap 3:10)
Cremos nesta posição, em que o arrebatamento da igreja acontecerá antes da grande tribulação; defendemos que a igreja do Senhor não passará pela grande tribulação. "Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor." (1 Ts 4:16-17) Após a igreja do Senhor ser arrebatada, virá a grande tribulação, e aqueles que não aceitaram o evangelho de Cristo para sua salvação; entrarão neste período de sete anos que são divididos em duas partes, sendo a primeira parte, três anos e meio de um governo que governa de forma estável; "E ele firmará aliança com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isso até à consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador." (Dn 9:27) Mas na segunda parte ele mostrará seu domínio, "Quando, pois, virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo; quem lê, atenda;" (Mt 24:15) O terceiro templo que ainda falta ser construído como profetizou Ezequiel no capítulo quarenta e três, será profanado pelo anticristo; "O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus nesta ocasião a igreja do Senhor está no céu com Cristo." (2 Ts 2:4) No final da grande tribulação Cristo virá julgar as nações, "E naquele dia estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; e o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e haverá um vale muito grande; e metade do monte se apartará para o norte, e a outra metade dele para o sul." (Zc 14:4) A batalha em que Jesus julgará as nações é chamada de; A Batalha do Armagedom. Quando Jesus vi sobre esta terra, Ele fará juízo das nações ímpias, restaurará o seu povo; é a segunda vinda de Cristo. "Assim diz o SENHOR: No tempo aceitável te ouvi e no dia da salvação te ajudei, e te guardarei, e te darei por aliança do povo, para restaurares a terra, e dar-lhes em herança as herdades assoladas;" (Is 49:8) muitos fugirão da presença de Jesus, e dirão: "E diziam aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós, e escondei-nos do rosto daquele que está assentado sobre o trono, e da ira do Cordeiro;" (Ap 6:16) logo em seguida satanás será amarrado por um período de mil anos, "E VI descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos. E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo." (Ap 20:1-3)
Aqui inicia uma nova fase para a igreja de Cristo, "E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos. Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição." (Ap 20:4-5) Nesta primeira ressurreição, estarão todos os que morreram em Cristo desde Adão até o período final da grande tribulação como nos diz os versículos anteriores; os que não confessaram Cristo como salvador ficarão aguardando a segunda ressurreição, "Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos." (Ap 20:6) A Bíblia diz que são bem aventurados os que tem parte na primeira ressurreição, porque a segunda é para os que negaram seu nome. É neste cenário que a igreja de Cristo descerá do céu, depois que Jesus julgar as nações; depois da batalha do Armagedom "E VI um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.
E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas." (Ap 21:1-4)
QUEM REINARÁ COM CRISTO NO MILÊNIO?
Três classes de pessoas reinará com Cristo no milênio, sendo elas: A igreja do Senhor. Os que subiram no arrebatamento, e aqueles que morreram em Cristo que guardaram sua palavra.
A segunda classe é os remanescentes de Israel. "Assim, pois, também agora neste tempo ficou um remanescente, segundo a eleição da graça." (Rm 11:5) Salvo na batalha do Armagedom por Cristo.
E terceiro os que escaparam na grande tribulação. "E um dos anciãos me falou, dizendo: Estes que estão vestidos de vestes brancas, quem são, e de onde vieram? E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro." (Ap 7:13-14)
O reino milenar, será um reino de paz, de gozo no Senhor; os salvos em Cristo desfrutarão desta paz. Na terra será a nossa morada, e o milênio é apenas uma demostração daquilo que vamos viver na eternidade. "Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;" (Mt 5:5) e algumas outras referências como: "E para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra." (Ap 5:10)
No milênio a vida continua de forma normal para os que vão nascer, "Não haverá mais nela criança de poucos dias, nem velho que não cumpra os seus dias; porque o menino morrerá de cem anos; porém o pecador de cem anos será amaldiçoado." (Is 65:20)
Os que nascerem no milênio, que são os filhos dos remanescentes que Jesus salvou na grande tribulação, esses não receberam a plenitude do evangelho para crê, a igreja estará pregando o evangelho de Cristo, fazendo missões de forma normal; uma pessoa não morrerá de forma prematura, morrendo com cem anos, é como se tivesse morrido uma criança; mas com cem anos se não receberem o evangelho para salvação; ele é considerado maldito. Quando se cumprir os mil anos, satanás será solto novamente para enganar as nações; "E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão, E sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha." (Ap 20:7,8) É importante saber que durante o milênio nasceu pessoas que formaram nações, cuja nações se voltarão contra os santos sobre o domínio de satanás, conforme os versículos anteriores; é a chamada batalha de Gogue e Magogue. "E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; e de Deus desceu fogo, do céu, e os devorou. E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre." (Ap 20:9-10) Daqui satanás não poderá mais sair, é o destino final para ele e o falso profeta; logo em seguida virá o grande trono branco.
"E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles. E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.
E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte." (Ap 20:11-14)
O Trono Branco será o grande julgamento, todos que morreram sem Cristo ressucitarão naquele dia; não importa a morte, até mesmo os que morreram no além, por exemplo, um avião explodiu no ar e não sobrou nada, este aparecerá naquele dia, os que morreram no mar e não foram achados, naquele dia também aparecerão; não haverá para onde fugir, grandes e pequenos, a Bíblia diz que fugiu a terra e o céu e não se achou lugar para eles; significa que embora que feche os olhos, ele verá o Trono Branco; não haverá para onde correr. "E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo." (Ap 20:15) A parte mais triste está neste versículo, porque aqui não haverá mais salvação; tal pessoa desperdiçou todas as oportunidades. "E sairão, e verão os cadáveres dos homens que prevaricaram contra mim; porque o seu verme nunca morrerá, nem o seu fogo se apagará; e serão um horror a toda a carne." (Is 66:24)
Para os salvos em Cristo é o início da eternidade, "E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os ilumina; e reinarão para todo o sempre." (Ap 22:5) Não haverá mais nenhum tipo de contaminação na eternidade, "E não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro." (Ap 21:27)
O céu é o lugar de habilitação de Deus, mas na eternidade estaremos glorificados; podendo assim ter acesso ao próprio Deus, os céus e a terra serão um só lugar; "Mas os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como tesouro, e se guardam para o fogo, até o dia do juízo, e da perdição dos homens ímpios." (2 Pe 3:7) Os céus e a terra passarão pelo fogo para serem purificados, "E VI um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe." (Ap 21:1) E assim Deus habitará conosco, ou seja, não haverá mais essa separação; "E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus." (Ap 21:3)
Findaremos aqui mais uma mensagem para nossa edificação, com base no reino milenar, que será uma demonstração daquilo que vamos viver na eternidade; sendo que na eternidade será mais prazeroso ainda, pois não vai haver mais contaminações, todo o mal foi devastado; e já não há mais pecado, e nem indício dele.
Que o Deus de paz te abençoe, e que sejamos preparado para ser partipantes das promessas do Senhor. Amém.
Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 07/12/2022
Alterado em 08/12/2022