adalto almeida
Edificados pelo poder da palavra de Deus, mergulhe neste manancial
Capa Textos Áudios Perfil Livro de Visitas Contato Links
Textos
Destacando-se entre os escolhidos (At 6:5-6)
"E este parecer contentou a toda a multidão, e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, e Filipe, e Prócoro, e Nicanor, e Timão, e Parmenas e Nicolau, prosélito de Antioquia; E os apresentaram ante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos." (At 6:5-6)
    
     Esta passagem fala do início da igreja primitiva. E  com o crescimento da obra, houve a necessidade de integrar mais obreiros; homens preparados para o ministério. E esta atividade de encontrar esses homens ficaram por conta da multidão dos discípulos.
      Segundo nos diz a palavra,  elegeram sete homens e o primeiro à ser citado nesta lista é Estevão que diz que ele é cheio de fé e do Espírito Santo, a partir deste resumo os outros são citados em seguida; mas houve uma diferença, logo após mencionar o nome de Estevão, os outros foram citados na ordem de Lucas conforme a narrativa dos acontecimentos; mas Estevão foi mencionado de início com um ponto de referência que indicava suas qualidades. Havia algo que estava destacando ele no meio dos outros, pois Lucas diz: elegeram Estevão homem cheio de fé e do Espírito Santo. Havia algo que mostrava uma característica naquele homem diferente dos outros, os outros eram homens de Deus, e alguns mais tarde se destacam; no caso de Filipe, que foi muito usado por Deus; mas aqui no momento em que procuram os sete, o destaque é apontado para Estevão; que mediante as pessoas que o viam, conforme uma interpretação que o texto nos fornece; podemos observar que havia algo que refletia na vida de Estevão. Havia o brilho do Espírito Santo que incomodava alguns que estavam em sua volta, a Bíblia diz que ele era, cheio de fé e poder, e fazia grandes  prodígios e sinais entre o povo (At 6:8).  Alguns disputavam com ele mas não podiam  resistir a sua sabedoria, e aonde há este reflexo do Espírito, haverá também o levante do inimigo; pessoas que são usadas pelo diabo para tentar lhe derrubar, para frear seu ministério; porque isso incomoda satanás, se tem algo que ele não suporta é, a luz do Espírito brilhando em tua vida. Mas Estevão trazia consigo um testemunho diferenciado, é aquela coisa:  este aqui é igual a este, aquele é igual a esse outro, mas este é diferente; este aqui tem algo muito especial em sua vida. O que Estevão carregava não era um bom diploma da faculdade, nem uma boa posição social, nem muito menos um trabalho exemplar; não carregava a camisa de uma empresa que o destacava entre os outros, era a presença do Espírito, que ele não abria mão; a presença do Espírito Santo estava na vida dele,  e causava esta  desavença entre aqueles que não tinha a mesma intimidade com o Espírito; Estevão era aquele que meditava na palavra dia e noite, a maior exposição das sagradas escrituras não foi feita por um profeta, não foi feita por um apóstolo, não foi feita por um pastor, não foi feita por um evangelista, não foi feita por um presbítero; a maior exposição na Bíblia sagrada foi feita por um diácono. Porque para Deus usar não precisa ser grande em ordem eclesiástica, para Deus usar tem que ser cheio do Espírito; é homens cheios do Espírito que ele quer usar. Primeiro Ele enche, depois de cheio Ele usa; Ele disse: não ausenteis de Jerusalém, é porque primeiramente tem que ser cheio.
     O versículo seguinte diz: "Então subornaram uns homens, para que dissessem: Ouvimos-lhe proferir palavras blasfemas contra Moisés e contra Deus." (At 6:11)   levantaram-se contra Estevão, mas esse levante tinha um motivo; é porque Estevão estava impactando o inferno, discípulo vazio não causa inveja em ninguém; discípulo que não tem palavra não levanta opositores, mas discípulo que tem palavra e é cheio do Espírito; por onde passa o inferno se levanta. Estevão foi levado para ser apedrejado, mas enquanto jogavam pedras,  ele via a glória de Deus, enquanto as pessoas conspiravam contra ele, ele pedia perdão para Deus em favor daqueles que não conheciam nada de Deus. Porque uma pessoa cheia do Espírito Santo não guarda rancor, alguns nos dias de hoje diz que são cheios do Espírito, mas anda com o coração cheio de mágoas; nas festas da igreja estão cheias, mas quando acaba tudo retorna para sua vida normal, aonde foi parar o Espírito? Você não consegue mais vê o fervor do Espírito, foi só naquele dia; Estevão vivia cheio do Espírito, e até na hora que  se levantaram contra ele com falsas testemunhas,  a Bíblia diz:
"Então todos os que estavam assentados no conselho, fixando os olhos nele, viram o seu rosto como o rosto de um anjo." (At 6:15)
Era a presença do Espírito confirmando que Deus era com ele. É neste momento que ele vai trazer uma exposição da palavra, jamais feita na história da Bíblia daquele jeito; porque até no momento ruim de perseguição, o crente cheio do Espírito tem a palavra na sua vida; mesmo perseguindo o servo de Deus, eles vão ter que ouvir a palavra por ele sendo pregada; pode ser no pior momento de sua vida, os que são instrumentos de satanás vai ter que escutar a palavra; a Bíblia diz:
"E, ouvindo eles isto, enfureciam-se em seus corações, e rangiam os dentes contra ele." (At 7:54) Enquanto eles estavam assim, Estevão via a glória de Deus; "Mas ele, estando cheio do Espírito Santo, fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus, que estava à direita de Deus;" (At 7:55) até na última hora quem tem o Espírito Santo dá testemunho, até na hora da morte ele testemunha as grandezas de Deus;
"E disse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem, que está em pé à mão direita de Deus." (At 7:56) Estevão contempla Jesus se colocando de pé para lhe dereceber, Estevão vê a glória; quem está vendo a glória não liga para pedradas, quem está vendo a glória quer ir logo para perto de Jesus; ele não se deixou levar pelas pedradas da vida, mas buscou a presença do Espírito para ser cheio. Paulo quando escreveu aos filipenses disse: "Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor." (Fp 1:23) Quem contempla a glória não quer mais pertencer à este mundo. Todos que viram à glória até hoje não quiseram mais voltar, já vi muitos testemunhos de pessoas que contemplaram o céu e não quis mais voltar para esta vida; mas Deus diz ainda não chegou sua vez, e a pessoa tem que retornar novamente para contar.
      Estava chegando a hora de Estevão, o primeiro mártir estava abrindo caminho para muitos; Jesus se coloca de pé para receber aquele servo que se manteve firme na palavra, e não deixou o sistema tirar esse tesouro dele. Até no último dia ele fez uso desse precioso tesouro que carregava dentro dele, tem muitos que dizem ser, mas não faz uso das armas que tem; Estevão vai fazer a mais linda exposição das escrituras em um momento de aperto, sob pressão dos líderes religiosos ele vai expor  um grande conteúdo bíblico de forma detalhada; significa que mesmo na hora de aperto, a palavra continua sendo nosso ponto de equilíbrio, nosso refrigério, nossa base de sustentação. O intúito apresentado por Estevão era mostrar que, ele não estava se baseando em filosofias humana, mas sim em uma estrutura celestial; a palavra viva e eficaz, seu raciocínio era fazer com que a palavra ao tocar no seus corações, pudesse ter um retorno positivo em prol de sua defesa; mas o maior problema era que aqueles homens eram apenas religiosos, sua mente não estava aberta para a palavra viva e eficaz. É um fato que continua acontecendo nos dias em que vivemos, se não houver vida com Deus; esta palavra não causa impacto na vida daquele que ouve, é preciso que o Espírito Santo venha abrir o caminho; quando o Espírito Santo toca no homem, ele prepara o homem para receber esta palavra, e ele sente que nela há vida permitindo o trabalhar do Espírito Santo de Deus; é desta forma que funciona, senão ela é apenas um discurso bonito.
      Esses homens ao atacar Estevão, mostra  seu total despreparo concernente a palavra de Deus; mesmo depois desta tão grande exposição, eles agiram de forma ignorante e ofensiva, mediante  a palavra que foi pregada; não deram a mínima, não tendo nenhum respeito mostraram que não havia vida espiritual em nenhum deles. É muito comum que algo assim continue acontecendo, são pessoas que não estavam com a mente espiritual aberta para receber a palavra; e foram após os seus desígnios voltado para o erro. Ao matarem Estevão, confirmaram a maldade que havia em seus corações; ao levantarem testemunhas falsas já estavam certo que não procediam conforme a lei de Deus, mesmo assim prosseguiram com seu intento. Tudo foi  projetado por eles para que fosse concluído aquele mal proceder, Estevão foi morto e vitorioso; enquanto para eles que achavam que havia vencido o servo de Deus, este estava sendo recebido pelo filho do Deus vivo; cheio de honra e aplauso pelo os seres celetiais, Estevão entregava seu espírito à Deus.  
      É assim que acontece quando Deus está na vida de alguém, não há barreira, não há obstáculo para investir no reino de Deus; diante das mais terríveis afronta do inimigo, o Espírito Santo vai te fazer lembrar da palavra que foi enxertada em teu coração; Estevão morreu e foi para a glória, mas deixou no coração daqueles que ouviram uma semente plantada; o Espírito Santo fez questão de inspirar Lucas à registrar tudo que foi pregado por intermédio de Estevão,cada minúsculo detalhe foi escrito, conforme o pronunciamento do servo do Senhor; sem deixar de fora uma única vírgula, para a honra e a glória daquele que se levantou do seu trono, se colocando de pé em favor do seu valente servo, que não se curvou mediante o sistema que havia se levantado; não mediu esforço com sua vida para honrar o nome do Senhor.

      Que o Espírito Santo venha te usar como canal de bençãos, àqueles que te ouvem; seja um instrumento vivo nas mãos do Senhor, há uma palavra que em ti foi implantada; não para ficar guardada, mas para que você possa fazer uso no momento certo, amém! Que Deus abençoe em nome de Jesus.
      
      
Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 30/10/2022
Comentários