A morte de Cristo,o dia da expiação
"E, chegada a hora sexta, houve trevas sobre toda a terra até a hora nona."E, à hora nona, Jesus exclamou com grande voz, dizendo: Eloí, Eloí, lamá sabactâni? que, traduzido, é: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?" (Mc 15:33-34)
Que à graça de nosso Senhor Jesus Cristo,mais uma vez ilumine nosso entendimento por meio do seu Espírito Santo, para que assim possamos trazer a revelação de sua palavra.
Os versículos anterior nos fala dos últimos momentos em que Cristo argonizava pendurado naquela cruz.depois de ter passado uma noite em julgamento, acompanhado com as chicotadas dos soldados ele era conduzido de um lado para o outro.
Na narrativa de Marcos segundo nos informa o mesmo , diz que,aproximadamente dàs doze às três da tarde houve trevas sobre toda terra,um dos relatos que mostram sinais antecedentes à morte de Cristo., Jesus estava argonizando com muitas dores,suas mãos e pés cravado em uma cruz,seu corpo todo ensanguetado , havia uma lei que,se um preso levasse quarenta chicotadas ele não poderia mais ser açoitado, e os soldados usavam de artemanha e davam somente trinta e nove chibatadas, para que assim lhe desse o direito de bater outras vezes,e assim por muitas vezes Jesus foi açoitado , na sua cabeça havia uma coroa de espinhos, agora você imagina a forma em que essa coroa foi colocada sobre a sua cabeça,cada soldado querendo ser melhor na sua forma de fazer justiça; então cravaram aquela coroa de espinhos, fazendo seu rosto ficar lavado de sangue. Jesus clamava em alta voz. Deus meu, "Deus meu, porque me Desamparastes ?" Jesus dizia estas palavras porque era justamente nesse momento em que Ele estava provendo a expiação do pecado de seu povo, e era naquele momento em que a ira de Deus estava sendo descarregada sobre Ele,ali Ele recebia todo o peso da ira de Deus sobre si."Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do SENHOR prosperará na sua mão." (Is 53:10)
Todo nosso pecado,a culpa da nossa condenação estava sendo transferida para Ele,toda dívida que tínhamos estava sendo paga ; "Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido."( Is 53:4) O momento da expiação, Ele estava resgatando as almas que estava em prisão, vidas que viviam oprimidas , trazendo a paz ao coração do seu povo. "Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados." ( Is 53:5)
É aqui aonde recebemos a salvação da culpa pelo pecado, trazendo a liberdade à cada vida que crê naquele sacrifício.
O salvador do mundo entregava sua vida debaixo de dores e angústia, para garantir nossa redenção,a salvação que muitos rejeitam foi conquistada debaixo de sofrimento .O filho de Deus,desceu do seu resplendor de glória, assumindo a forma de um servo, abrindo mão de toda sua realeza, condenado como um bandido de primeiro grau, debaixo da jurisdição de um povo mesquinho era Ele condenado.
Dentro da perspectiva bíblica a morte não teve capacidade de levar o filho de Deus, "E, clamando Jesus com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isto, expirou." (Lc 23:46) aqui Jesus estava cedendo para morte vendo que ela não era compatível com aquele que é autor e consumador da vida.
Com essas palavras Jesus estava dando como encerrado e ao mesmo tempo dizendo está consumado,ou seja está concluído, a salvação está garantida.
Paulo nos diz em sua carta aos corinthios que o último a ser destruido será a morte, "Ora, o último inimigo que há de ser aniquilado é a morte." ( 1 Co 15:26) , quando muitos tiverem tomado posse da vida eterna por meio desse tão maravilhoso sacrifício,e ele levar seu povo para o céu de glória, "E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas." (Ap 21:3-4) Cristo reunirá todos os seus escolhidos, todos que se entregaram pela fé e creram no sacrifício vicário.
Aonde o cordeiro foi morto e imolado, pelos pecados de todos
Que Deus abençoe mais uma vez,e o Espírito Santo te conduza e te fortaleça.
Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 07/04/2022